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Santo Antônio de Jesus

Picape elétrica da Tesla usará sistema semelhante ao dos ônibus superarticulados da Mercedes-Benz que rodam em SP


O sistema que a Tesla colocará em seu modelo deve ser parecido com o visto no ônibus O500, da Mercedes-Benz, que rodam em SP. Nos Mercedes-Benz, o eixo traseiro é direcional e responde à ação do volante, assim como o eixo dianteiro, porém em sentido contrário, ajudando a realizar curvas mais fechadas.

No caso dos ônibus da Mercedes-Benz que circulam em SP, o mecanismo é básico: Eixo com braços articulados e um sensor eletrônico que funciona a partir do impulso do giro do volante e comanda a bomba hidráulica responsável pelo movimento do conjunto de rodas.

Resposta à concorrência

O sistema parecido com os ônibus da Mercedes-Benz que circulam em SP anunciado pela Tesla é uma resposta à concorrência. Logo após a empresa ter anunciado a chegada da picape elétrica Cybertruck, os concorrentes Rivian e GMC anunciaram suas picapes, também elétricas, R1T e Hummer EV, respectivamente.

As duas empresas chegaram com um sistema de quadro rodas esterçantes, fazendo com que o projeto inicial da Tesla se tornasse obsoleto. Inclusive, a Hummer foi apresentada com uma tecnologia conhecida como “andar como caranguejo”, na qual todas as rodas podem ser viradas para uma mesma direção, fazendo com que o veículo consiga andar em 90º.

Já o modelo da Rivian possui motores elétricos em cada uma das quatro rodas, permitindo que as rodas da picape girem de forma independente, podendo mudar a direção sem tirá-la do lugar.



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