21.8 C
Santo Antônio de Jesus

Engenheiro – Aracaju/SE

spot_img


Título da Vaga: Engenheiro – Aracaju/SE

Empresa:

Descrição: Sergipe
Efetivo (CLT)
Engenheiro Ambiental
Engenheiro de Produção
Engenheiro Florestal
Engenheiro Mecânico
Engenheiro Químico
Engenheiro Sanitarista

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

  • Elaborar ou prestar suporte de engenharia à equipe da PETROBRAS na orientação (consultoria técnica) às gerências de licenciamento das áreas de negócio da PETROBRAS quanto a legislação ambiental, aos procedimentos necessários para obtenção e manutenção de licenças e demais atividades de licenciamento ambiental.
  • Elaborar ou prestar suporte de engenharia à equipe da PETROBRAS na elaboração de Avaliação de Impacto Ambiental – AIA, Plano de Licenciamento Ambiental, Avaliação Ambiental Preliminar de projeto de engenharia ou documento análogo a fim de estruturar os procedimentos voltados à análise sistemática dos impactos ambientais e identificar aspectos ambientais críticos em todos os meios (bióticos e abióticos) e gerar recomendações para evitá-los ou minimizá-los.
  • Elaborar, analisar ou revisar Especificação Técnica para contratação dos Estudos Ambientais (EIA/RIMA; RCA/PCA, EAP; EIAS/RIAS; PCAS; Relatório Ambiental Simplificado, Relatório de Caracterização Ambiental, etc.)
  • Elaborar ou prestar suporte de engenharia à equipe da PETROBRAS na obtenção de licenças/outorgas e anuências de órgãos intervenientes ao processo de licenciamento, tais como Ibama, Iphan, Funai, ICMBio, Prefeituras, Fundação Cultural Palmares, Marinha, Secretaria de Patrimônio da União – SPU, Órgãos Estaduais, dentre outros.
  • Analisar e responder com envio de documentos/relatórios periódicos às condicionantes de licenças recebidas pela PETROBRAS relacionadas à engenharia, nos prazos exigidos pelo órgão ambiental, e elaborar relatório informando as condicionantes que necessitem de revisão ou solicitação de cancelamento.
  • Elaborar ou prestar suporte de engenharia à equipe da PETROBRAS na elaboração e/ou revisão de relatórios/estudos necessários ao licenciamento ambiental do projeto, tais como: Descrição/ Caracterização da Atividade, Diagnóstico Ambiental, Avaliação de Impactos Ambientais, Análise e Gerenciamento de Riscos Ambientais, Analise de Vulnerabilidade, Inventário Florestal, Avaliação Socioambiental, Programas Ambientais (Arqueologia Preventiva e Educação Patrimonial, Educação Ambiental, Comunicação Social, Reposição ou Supressão de Vegetação, Recuperação de Áreas Degradadas/impactadas/passivos ambientais, Controle de Processos Erosivos, Biodiversidade, Afugentamento e Resgate de Fauna, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Emissões atmosférica e qualidade do ar, Recursos Hídricos e Efluentes, Gestão de Interferências com Atividades de Mineração, Avaliação de Disponibilidade e Qualidade Ambiental de Recursos Hídricos, Monitoramento da Qualidade do Ar, Controle de Emissões Atmosféricas, Controle de Ruídos, Reposição Florestal, Monitoramento de Fauna, Monitoramento de Biota Aquática, Legislação Ambiental, Monitoramento Ambiental Marinho, Avaliação de Impactos Ambientais, Modelagem da Dispersão de Óleo e Água produzida, Análise e Gerenciamento de Riscos Ambientais, estudos oceanografia, Contingência Ambiental, Mapeamentos, e outros documentos correlacionados ao meio ambiente, etc.). g) Elaborar ou prestar suporte de engenharia à equipe da PETROBRAS na gestão de sistemas de informações e demandas relacionadas à Projetos/Programas/Planos Ambientais. h) Verificar a conformidade das atividades com a legislação vigente, quando aplicáveis: verificação permanente (antes, durante e após as atividades) do atendimento à legislação e adoção, quando necessário, de medidas de engenharia destinadas à pronta correção de eventuais não conformidades; acompanhamento das mudanças que venham a ocorrer na legislação relacionadas à meio ambiente, de modo a promover a adequação das atividades da empresa, bem como permitir a identificação de novos cenários; atendimento aos preceitos legais e regulamentares durante todo o ciclo de vida das instalações e operações da PETROBRAS;
  • Coordenar processos de obtenção de licenças e autorizações dos órgãos governamentais, voltados a empreendimentos da indústria de óleo e gás marítimos.
  • Coordenar estudos ambientais e processos de licenciamento ambiental, diagnóstico ambiental, avaliação de impactos ambientais, identificação de componentes de valor ambiental (CVA) e análise de vulnerabilidade, projetos de manejo de espécies exóticas invasoras em instalações marinhas, monitoramento ambiental, inspeções ambientais, implementação de Empreendimentos e Sistemas Submarinos, aquisições sísmicas, perfuração de poços e suporte à realização de Fóruns e Audiências Públicas.
  • Coordenar e gerenciar processos administrativos de fluidos de perfuração e completação de poços no IBAMA; Intervenções em poços de E&P, em licenciamento e manutenção de licenças de atividades de perfuração de Poços e Levantamentos Sísmicos offshore.
  • Planejar e analisar dados utilizados nas modelagens hidrodinâmicas de dispersão de óleo, cascalho e fluído utilizadas na elaboração dos estudos ambientais que subsidiam os processos de licenciamento das atividades exploratórias e de produção da PETROBRAS,
  • Planejar campanhas de coleta de sedimento para análise química nos projetos de monitoramento ambiental das atividades exploratórias e de produção da PETROBRAS.
  • Elaboração de documentação para subsídio de engenharia à anuência/autorizações para modificações de projeto de instalação (ex.: interligação de poços, inclusão de sonda de perfuração, inclusão de barcos de instalação etc.), constituída de: a. Caracterização da Atividade; b. Avaliação Ambiental (Impactos e Riscos); c. Medidas Mitigadoras; d. Conclusão; e. Equipe Técnica.
  • Realizar viagens para prestar suporte de engenharia à equipe da PETROBRAS em reuniões/eventos com órgãos ambientais, unidades operacionais, empreendimentos em instalação do Sistema PETROBRAS. Realizar apresentações e comunicações, e atuar junto a equipes internas PETROBRAS e público externo, em atividades ambientais.

REQUISITOS

  • FORMAÇÃO: Engenharia ambiental, ou outra formação em engenharia acrescida de curso de especialização ou pós-graduação, na área ambiental, ou SMS, ou planejamento ou gestão de projetos, ou Petróleo e Gás.
  • EXPERIÊNCIA EXIGIDA CONTRATUALMENTE: Experiência mínima de 5 anos;
  • CONHECIMENTOS:
  • Leitura e interpretação de desenhos e normas técnicas, e interpretação de fluxogramas de processo;
  • Manuseio de sistemas informatizados de licenciamento ambiental;
  • Conhecimentos de leitura em Inglês;
  • Conhecimento dos softwares do pacote Office e Project;
  • Conhecimento da legislação referente a Licenciamento Ambiental aplicável ao setor de petróleo e gás;

Salário:

Localização: Aracaju – SE

Data: Sun, 20 Mar 2022 01:43:50 GMT

Fonte:

Clique aqui para se candidatar.

-Publicidade-spot_img
Conecte-se Conosco
15,575FãsCurtir
10,574SeguidoresSeguir
165SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
-Publicidade-spot_img