30.7 C
Santo Antônio de Jesus

WhatsApp vai parar no seu celular? Veja se o seu dispositivo está na lista

spot_img


Se você costuma usar o WhatsApp em um iPhone ou celular Android mais antigo, é bom ficar atento! De acordo com as informações oficiais, a partir do dia 5 de maio, o aplicativo deixará de funcionar em dispositivos que rodam sistemas operacionais desatualizados.

Como de costume, o WhatsApp atualiza regularmente sua lista de aparelhos compatíveis e, desta vez, os seguintes sistemas operacionais perderão o suporte:

  • iPhone com iOS anterior ao 15.1 – Se o seu aparelho ainda está rodando o iOS 14 ou inferior, ele não será mais compatível. Isso afeta modelos como o iPhone 6 e anteriores.
  • Celulares Android com versão inferior ao 5.0 – Aparelhos que ainda utilizam Android 4.4 (KitKat) ou Android 4.1 (Jelly Bean) também ficarão sem suporte. Isso inclui modelos como Samsung Galaxy S3 Mini VE, Galaxy Ace, Galaxy A7, Galaxy A5 e Lenovo Vibe Z2.

Entenda por que isso acontece com o WhatsApp

Segundo a Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, existe uma revisão anual dos dispositivos e dos sistemas operacionais mais antigos e menos utilizados. A descontinuação acontece porque esses aparelhos:

  • Não recebem mais atualizações de segurança; 
  • Podem não ter os recursos necessários para suportar as novas funções do app.

Como saber a versão do seu sistema

Se você não sabe exatamente qual é a versão do sistema do seu celular, não há problema. Essa verificação pode ser feita de maneira simples e rápida tanto no iphone, como também no Android.

iPhone:

  1. Acesse Ajustes.
  2. Toque em Geral > Sobre.
  3. Verifique a Versão do software iOS.

 Android:

  1. Abra o app Configurações.
  2. Toque em Sobre o dispositivo.
  3. Confira a Versão do Android.

Meu celular está na lista. O que fazer agora?

Caso seu smartphone esteja entre os afetados, a solução é verificar se há uma atualização de sistema disponível. 

Se não houver uma nova atualização disponível, pode ser hora de considerar um novo aparelho para continuar usando o WhatsApp sem preocupações.

Nova funcionalidade do WhatsApp

A Meta lançou recentemente o tão aguardado recurso de transcrição de mensagens de voz para o  WhatsApp. Essa ferramenta, que é nativa da plataforma, promete processar os textos no próprio dispositivo.

De acordo com a empresa, o sistema de transcrição de voz garante a criptografia de ponta a ponta e a segurança dos conteúdos. Assim, os usuários não devem se preocupar com qualquer tipo de vazamento

“Transcrições de mensagens de voz estão chegando para o WhatsApp. Aproveite!”, disse o bilionário Mark Zuckerberg, dono da Meta, em mensagem enviada aos usuários ainda na quinta-feira (21).

Para ativar o novo recurso no seu  celular, basta seguir os passos abaixo:

  • Abra as Configurações do WhatsApp.
  • Toque em Conversas.
  • Ative ou desative as Transcrições de mensagens de voz.
  • Depois de ativar as Transcrições de mensagens de voz, selecione o seu idioma de transcrição.
WhatsApp vai parar no seu celular? Veja se o seu dispositivo está na lista
Whatsapp é o app de troca de mensagens mais usado do país. Imagem: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Ainda não está disponível para mim

Se o novo recurso ainda não está disponível em sua conta, não há com o que se preocupar. De acordo com a Meta, a ferramenta ainda está em fase de implementação global. Assim, nem todos os usuários recebem a atualização ao mesmo tempo.

Nas redes sociais, no entanto, é possível perceber que vários usuários brasileiros já começaram a utilizar o novo sistema. “Finalmente o WhatsApp liberou a função de transcrição de áudios”, escreveu um internauta no X.

A nova função estudada pela Meta vinha sendo testada desde o último mês de julho ainda na versão beta. A ideia geral do sistema é ajudar as pessoas que recebem arquivos muito extensos.

Além disso, o novo serviço também promete contribuir com os cidadãos que usam o aplicativo para trabalho, e os PCDs com baixa ou nenhuma audição.

De uma maneira resumida, o WhatsApp pode transcrever áudio e texto de maneira nativa, o que significa necessariamente que o usuário não precisaria mais escutar a mensagem de voz para saber o que foi dito pela pessoa que enviou o áudio.

Além do idioma português, o usuário ainda poderia gerar transcrições em 40 idiomas diferentes. Este é um recurso que pode facilitar a vida de cidadãos que precisam se comunicar com pessoas de outros países.

-Publicidade-spot_img
Conecte-se Conosco
15,575FãsCurtir
10,574SeguidoresSeguir
165SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
-Publicidade-spot_img