De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), um novo temporal se aproxima de grande parte do país. Ao todo, 3.487 municípios brasileiros devem enfrentar fortes chuvas a partir desta sexta-feira, 4/4, mas com graus diferentes de severidade.
continua depois da publicidade
Inclusive, haverá um acumulado de chuva até às 10h de sábado, 5/4, classificado como “grande perigo”, nas áreas do Sul Fluminense, Vale do Paraíba Paulista, Baixadas, Metropolitana do Rio de Janeiro, Metropolitana de São Paulo, Litoral Sul Paulista e Centro Fluminense.
Nesse caso, o volume de água pode ser superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Existem grandes riscos de alagamentos e transbordamentos de rios, além de deslizamentos de encostas em cidades com tais áreas de risco. As informações são do instituto.
No Sul, ventos costeiros devem marcar presença até às 4h de sábado, 5/4, na Grande Florianópolis, Metropolitana de Porto Alegre, Norte Catarinense, Sul Catarinense, Vale do Itajaí, Metropolitana de Curitiba e Sudeste Rio-grandense. Ou seja, especialmente no litoral.
continua depois da publicidade
Haverá, também, um declínio de temperatura (entre 3º C e 5º C) em áreas como a Serrana, Sudoeste Rio-grandense, Vale do Itajaí, Centro Ocidental Rio-grandense, Metropolitana de Curitiba, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste Rio-grandense, etc. Leve risco à saúde.
A temperatura tende a ficar assim até pelo menos às 10h de sábado, 5/4. Em caso de dúvida, contate a Defesa Civil pelo telefone 199.
Chuvas mais severas
Vários alertas foram emitidos pelo instituto, que trazem a previsão de chuvas intensas classificadas como “perigo”. O volume de água deve ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com a possibilidade de ventos intensos (60-100 km/h).
Há o risco iminente de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Um dos comunicados valerá até às 23h59 de sábado, 5/4, contemplando áreas como a Metropolitana de Curitiba, Sul/Sudoeste de Minas, Sul Espírito-santense, entre outras.
continua depois da publicidade
Os demais avisos terão vigência até às 10h de sábado, 5/4. O primeiro deles abrange o Norte Cearense, Noroeste Cearense, Oeste Potiguar, Central Potiguar, Leste Maranhense, Norte Maranhense, Norte do Amapá, Oeste Maranhense, Metropolitana de Fortaleza e assim por diante.
Já outro traz a mesma previsão para o Baixo Amazonas, Norte de Roraima, Centro Amazonense, Sudoeste Amazonense, Sudoeste Paraense, Norte Amazonense, Sul Amazonense e Sul de Roraima. Por fim, o terceiro valerá para parte de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Mais precisamente em áreas como Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Campinas, Oeste de Minas, Bauru, Piracicaba, Sul/Sudoeste de Minas, Campo das Vertentes, Ribeirão Preto, Araçatuba, Zona da Mata, Marília, Araraquara, etc.
continua depois da publicidade
Alerta amarelo de temporal

No país, alguns estados estão sob alerta de chuvas intensas. Foto: Reprodução / Pixabay
Outros dois avisos informam sobre a possibilidade de chuvas intensas, mas com grau de severidade classificado como “perigo potencial”. Ambos valerão até às 10h de sábado, 5/4. O volume da água pode ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h).
Em contrapartida, o risco de corte de energia e alagamentos é baixo. O primeiro comunicado contempla o Norte de Roraima, Sul de Roraima e Baixo Amazonas. Já o segundo é mais abrangente e abrange localidades espalhadas por todas as regiões brasileiras.
Algumas delas são: Centro Goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Central Mineira, Nordeste Paraense, Sul Cearense, Norte Pioneiro Paranaense, Zona da Mata, Oeste Maranhense, Central Potiguar, Sertões Cearenses, Centro-Sul Mato-grossense e Vale do Acre.
continua depois da publicidade