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Santo Antônio de Jesus

saiba por que as janelas dos aviões são redondas

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Viajar de avião é uma experiência única que muitas vezes está associada a momentos de lazer e férias.

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Nesse sentido, muitas pessoas evitam os assentos dos corredores para admirar a paisagem ao olhar pelos vidros circulares da aeronave. Mas, afinal, por que as janelas dos aviões são redondas e não quadradas?

A resposta a essa pergunta envolve uma interessante combinação de história da aviação e ciência, marcada por eventos que transformaram para sempre o design desses meios de transporte.

Por que as janelas dos aviões são redondas?

Inicialmente, os aviões possuíam janelas retangulares, assim como as que vemos nas casas. No entanto, com o aumento da popularidade dos voos na década de 1950, as companhias aéreas começaram a operar em altitudes mais elevadas.

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Essa mudança trouxe vantagens econômicas significativas, pois o ar rarefeito oferece menos resistência, reduzindo o consumo de combustível e proporcionando voos mais confortáveis e com menos turbulência.

Para permitir que os aviões voassem nessas altitudes, foi necessário pressurizar a cabine, garantindo que os pilotos e passageiros pudessem respirar adequadamente.

Esse processo exigia um formato cilíndrico para a cabine, o que gerava uma diferença de pressão entre o ar interno e o externo, e causava tensão na fuselagem.

Em 1954, dois acidentes fatais, que resultaram na morte de mais de 50 pessoas, destacaram um problema crítico com as janelas quadradas.

Devido aos ângulos retos, a pressão da cabine se concentrava nos cantos das janelas, aumentando a tensão e levando à falha estrutural da fuselagem.

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Esses eventos trágicos demonstraram que janelas quadradas não eram seguras em aeronaves pressurizadas. As janelas redondas, por outro lado, distribuem a tensão de forma mais uniforme, evitando pontos de concentração de pressão.

A descoberta levou à adoção das janelas ovais, um design mais seguro que equilibra melhor os níveis de estresse. O mesmo princípio é aplicado às portas de carga e cabine, sendo um design que hoje também é utilizado em navios e espaçonaves.

E por que tem um furo nas janelas das aeronaves?

Se você olhar de perto, todas as janelas dos aviões têm um pequeno furo. Esse detalhe, muitas vezes despercebido, está lá por um motivo interessante.

Cada janela de avião é composta por três painéis separados, feitos de resina acrílica e sintética, extremamente resistentes. Os painéis externo e central são estruturais e selados à fuselagem, enquanto o painel interno é montado no revestimento da parede da cabine.

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O painel externo é o mais importante, pois suporta a pressão externa durante o voo. À medida que o avião sobe, a pressão do ar dentro da cabine diminui, tornando-se insuficiente para a respiração normal a partir de 3.000 metros de altitude.

Por isso, é necessário manter a pressão interna adequada. O pequeno furo tem a função de equilibrar a pressão entre os dois painéis, garantindo que ela seja suportada pelo painel externo e, caso ele se rompa, controlando a despressurização.

Além de regular a pressão, o furo facilita a passagem de umidade entre os painéis, evitando que a janela fique embaçada ou congele.

Isso é fundamental para manter a visibilidade e a integridade estrutural da janela e, por consequência, de toda a aeronave.

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