A 8ª retificação do Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025, publicada nesta sexta-feira (21) no Diário Oficial da União e no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), trouxe ajustes que já estão movimentando as discussões entre os concurseiros.
A nova versão do edital modificou pontos fundamentais, principalmente no processo de avaliação das pessoas candidatas que disputam vagas reservadas para Pessoas com Deficiência (PcD).
Se você está participando do concurso, atenção redobrada: houve mudanças no cronograma, nas regras de entrega de títulos e até nos critérios de eliminação. E como uma simples atualização pode alterar toda a estratégia, confira abaixo o que foi modificado, como serão as etapas e o que esperar daqui para frente.
Principais mudanças da 8ª retificação do CNU 2025
A alteração mais comentada na retificação do CNU 2025 recai sobre a segunda fase do concurso. O termo “Perícia Médica” foi oficialmente substituído por “Perícia Médica (Avaliação Biopsicossocial)”, indicando uma avaliação mais ampla e criteriosa.
O procedimento deixa claro que é necessário entregar documentação médica pertinente, como laudos, atestados ou relatórios, em formato original ou autenticado.
Critérios para eliminação de candidatos PcD
Outra atualização da retificação é o detalhamento das situações que levam à eliminação. Entre os motivos, destacam-se:
- Não comparecimento à avaliação.
- Falta de entrega da documentação exigida, seja por ausência de laudo, atestado ou relatório médico nos moldes requeridos.
- Documentos sem autenticação ou originais.
O novo edital ainda explica que, nos casos que envolvem transtornos que afetam a interação social, como o Transtorno do Espectro Autista, a equipe levará em conta pontos como qualidade da comunicação, reciprocidade social, relações interpessoais, e presença de comportamentos repetitivos ou interesses restritos.
Falhas em qualquer critério podem levar à exclusão do candidato do certame.
Guia rápido: tudo o que você precisa saber para a prova discursiva do CNU 2025
Novos prazos para envio de títulos e recursos

Imagem: Freepik
O edital revisou o calendário do concurso, especialmente as datas de upload de títulos para a Avaliação de Títulos (fase 3). Agora, o prazo para envio é de 21 a 25 de novembro de 2025.
Além disso, os períodos para recursos dos resultados preliminares sobre autodeclarações e da avaliação biopsicossocial também ganharam novas datas, facilitando o acompanhamento dos candidatos que precisem apresentar contestações. E vale redobrar atenção: perder prazo aqui pode significar sair da disputa.
Impacto para diferentes cargos e especialidades
As alterações também atingem o quadro de títulos por órgãos, cargos e especialidades. Por exemplo, para o cargo de Pesquisador em Saúde Pública – Especialidade: Virologia, excluiu-se a pontuação para Mestrado, que antes era considerada. Já para cargos no IPHAN, ITI, Comando da Aeronáutica e Fundação Fundacentro, houve mudanças nas especialidades, códigos e distribuição de pontos para especialização, mestrado e doutorado.
Cargos como Analista, Pesquisador, Técnico I e Engenheiro de Tecnologia Militar tiveram valores ajustados, e a titulação máxima agora é mais clara, eliminando dúvidas que vinham sendo recorrentes em fóruns de candidatos.
CNU 2025: 42 mil classificados seguem para a 2ª fase; veja os detalhes da convocação!
Mudanças no processo de avaliação e recursos
Ficou definido que, além da documentação, será avaliada no ato da perícia datas de recusa, apresentação incompleta e outras pendências em relação aos documentos. O edital também cita que, em relação à heteroidentificação (negros, indígenas e quilombolas), os candidatos poderão apresentar recursos entre 16 e 19 de janeiro de 2026, tendo respostas publicadas até 18 de fevereiro.
Veja todas as mudanças trazidas pela 8ª retificação do edital.
O que permanece inalterado no edital?
Mesmo com as atualizações, as demais diretrizes do Edital Enap Nº 114/2025 e seus anexos continuam válidas. Isso significa que etapas como provas objetivas, técnicas de classificação, outras etapas de formação e prazos para recursos em geral seguem os mesmos princípios de antes.
Resumo para candidatos: pontos de atenção após a retificação
- Avaliação PcD agora é “biopsicossocial”, mais ampla e detalhada;
- Falha na entrega de documentos pode causar eliminação;
- Cronograma de envio de títulos mudou: 21 a 25/11/2025;
- Novos prazos para recursos sobre resultados preliminares;
- Pontuação de títulos ajustada em vários cargos;
Para continuar por dentro de todas as atualizações do CNU 2025, acesse o portal Notícias Concursos diariamente.
Não deixe de conferir os concursos abertos e previstos no vídeo abaixo:
O post Sai a 8ª retificação do CNU 2025: entenda o que muda para os candidatos apareceu primeiro em Notícias Concursos.



