A onda asiática que vem tomando a internet — e boa parte do audiovisual — nos últimos anos é praticamente inescapável.
continua depois da publicidade
Seja na música, nas séries ou nos filmes, encontrar uma infinidade de conteúdo proveniente de países como a Coreia do Sul, China, Japão e Tailândia já se tornou algo comum: afinal, os gigantes asiáticos caíram no gosto do público, e não sem motivo.
Independentemente dos demais meios, é fato que o verdadeiro fenômeno relacionado a esses países é o musical. O K-pop, por exemplo, vem ganhando o mundo há alguns bons anos, ocupando espaço entre os clipes mais visualizados e as músicas mais bombadas.
Entrar nesse universo, porém, significa ser exposto a uma infinidade de siglas e possibilidades que podem parecer bem confusas de início. Afinal, o que realmente significa K-Pop? E J-Pop, C-Pop ou T-Pop?
continua depois da publicidade
Para entender melhor sobre o assunto, confira abaixo a diferença entre cada um desses gêneros e faça seu caminho pelo maravilhoso mundo do entretenimento asiático.
Qual é a diferença entre K-Pop, J-Pop, C-Pop e T-Pop?

A maior diferença entre cada um dos estilos envolve principalmente a localização geográfica. Foto: Reprodução / Pexels
Antes de mais nada, é preciso entender que a principal diferença entre cada uma das siglas é puramente geográfica: o K-Pop representa o pop sul-coreano, o J-Pop, o pop japonês, o C-Pop, o pop chinês, e o T-Pop, o pop tailandês.
Cada um deles, porém, possui estilos predominantes e histórias bem diferentes.
1. K-Pop
Considerado o mais conhecido de todos, o K-Pop é o principal representante atual da música asiática para o restante do mundo.
continua depois da publicidade
Esse estilo tem origem na Coreia do Sul e sofre fortes influências do pop, R&B, rock e hip-hop ocidentais.
A partir de 1990, o pop passou a fazer um sucesso estrondoso na Coreia, com o surgimento do primeiro boygroup em um programa de talentos: Seo Taiji and Boys. O estilo diferenciado e refrescante chocou a plateia e os jurados, abrindo uma nova cena musical no país.
Para os sul-coreanos, a música é um grande negócio: foi então que surgiram três gravadoras muito poderosas, responsáveis pelo recrutamento, treinamento e lançamento de uma infinidade de grupos musicais no país.
É da SM Entertainment, JYP Entertainment e YG Entertainment que saem tantos fenômenos adorados pelo restante do mundo.
2. J-Pop
Originado no Japão, o J-Pop é um gênero que passou a fazer sucesso no país a partir da década de 1980. Suas influências são diversas: o pop, rock, música eletrônica e música tradicional japonesa.
continua depois da publicidade
Uma das primeiras bandas de J-Pop de grande sucesso foi a B’Z. Com mais de 80 milhões de discos vendidos no país, o grupo faz até hoje uma mistura adorada de pop com hard rock.
Ao contrário do K-Pop, a força do J-Pop vem do audiovisual: afinal, as músicas que mais estouram no Japão são constantemente associadas a filmes, séries e atrações da TV. Um exemplo é a L’Arc-en-Ciel, banda que se destacou com músicas de Samurai X.
3. C-Pop
O C-Pop é outro grande gênero que domina as paradas musicais asiáticas. Ele engloba toda a música pop produzida na China, assim como em outros países de língua mandarim.
Nesse sentido, por tratar de muitas variações culturais e dialetos, o C-Pop possui algumas divisões. São elas:
continua depois da publicidade
Mandopop: a história do Mandopop remonta à década de 1920, quando o mandarim passou a ser considerado o dialeto principal da China. Misturando ritmos ocidentais e gêneros tradicionais chineses, esse estilo se consolidou nos anos 1970, com a abertura da China para o mundo. Alguns de seus artistas mais famosos são Jay Chou, Jolin Tsai e A-Mei.
Cantopop: o Cantopop é a música popular cantonesa, ou seja, pop produzido em Hong Kong. Surgido em meados da década de 1950, a partir da popularização do jazz e do rock, o gênero carrega muita influência desses ritmos. Sua popularidade é maior em Hong Kong e em países como Singapura e Malásia.
Hokkien pop: o Hokkien pop deriva do hokkien, dialeto tradicional de Taiwan que sofreu uma forte repressão devido à invasão japonesa em 1930. Como a prática da língua só foi legalizada perto de 1980, o estilo é o menos popular dentre as divisões do C-Pop. Um de seus artistas mais conhecidos é a cantora Jody Chiang.
4. T-Pop
T-Pop é a abreviação de Thai Pop, ou pop tailandês. O estilo é equivalente ao pop ocidental, que apareceu no país em meados da década de 1970. Contudo, o gênero levou pelo menos vinte anos para realmente cair no gosto dos tailandeses e, desde então, domina sua indústria musical.
Esse termo é consideravelmente mais amplo que os demais: ele abrange música tradicional tailandesa, Luk Tung, dance music, rap e pop ocidental.
Sua fama só começou a se espalhar pelo mundo a partir de 2010, com artistas como Waii, Neko Jump e Candy Mafia.
Na Tailândia, o K-Pop é tão ou mais famoso quanto entre os jovens. Muitos ídolos tailandeses, inclusive, escolhem atuar em grupos sul-coreanos, como é o caso da cantora Lisa, do Blackpink. Isso gera intensas discussões entre os fãs estrangeiros do gênero.