Existem milhares de palavras na Língua Portuguesa que sempre parecem ter uma ou outra pegadinha. As dúvidas são muitas: o hífen é ou não necessário? Onde colocar o acento? Qual é a grafia correta? Este tipo de problema, apesar de parecer impossível, é mais comum do que se imagina. Dentre os temas que sempre levantam discussões do tipo, está um que pode deixar muitos confusos: o certo seria escrever pôr do sol ou pôr-do-sol?
continua depois da publicidade
A expressão é uma das que mais serve de exemplo nesse caso. Afinal, com o tempo, ela passou por algumas mudanças, após a chegada do Novo Acordo Ortográfico. Para entender mais sobre a forma correta de escrever esse termo, confira mais informações abaixo e elimine a dúvida de uma vez por todas.
Pôr do sol ou pôr-do-sol? A forma correta de escrever a expressão
A forma correta de escrever esse termo é com acento circunflexo no pôr e sem hífen, ou seja: pôr do sol. O hífen caiu da palavra a partir de 2009, com a chegada do Novo Acordo Ortográfico. Outras locuções que também perderam o hífen desde a reforma foram dia a dia, final de semana, cão de guarda, café com leite e sala de jantar, por exemplo.
O pôr do sol é uma locução que se refere ao momento do dia em que a luz do sol no horizonte desaparece completamente. Alguns sinônimos para a expressão podem ser ocaso, poente ou crepúsculo.
continua depois da publicidade
Com base nas regras do Novo Acordo Ortográfico, locuções substantivas, adjetivas, pronominais, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais não devem mais serem hifenizadas. Contudo, algumas consagradas pelo uso e com significado específico ainda fogem à regra, como cor-de-rosa, pé-de-meia e água-de-colônia.
Para não cometer erros quando for preciso colocar a expressão no plural, é preciso lembrar que pôr do sol possui uma preposição ligando os elementos que formam o substantivo composto. Assim, de acordo com a gramática normativa, apenas o primeiro elemento vai para o plural, ou seja, o substantivo. Portanto, o plural de pôr do sol é “pores do sol”.
Para fixar o conteúdo, confira alguns exemplos de frases com o termo, tanto no singular quanto no plural:
- Ontem assisti a um lindo pôr do sol.
- O pôr do sol sempre é acompanhado por certa melancolia.
- Ela não costumava ver o pôr do sol.
- Lygia Fagundes Telles escreveu o conto “Venha ver o pôr do sol”.
- Mesmo que o pôr do sol seja um fenômeno natural para a maioria, para muitos, ele pode ser um acontecimento poético.
- O pintor gostava de pintar o pôr do sol em suas telas coloridas.
- Não podemos perder o pôr do sol na praia quando viajarmos.
- Não conseguimos deixar o local antes de ver as belezas do pôr do sol.
- Sempre vemos o pôr do sol quando estamos caminhando na praia no fim de tarde.
- São tantos pores do sol, que já perdi a conta.
- Os pores do sol são tão românticos que me fazem chorar.
- Alguns pores do sol, na cidade grande, apresentam as cores da poluição.
- Com a chuva, os pores do sol desse mês não tiveram tanto efeito.
- Os pores do sol dessa semana foram espetaculares.