28.1 C
Santo Antônio de Jesus

INSS libera consulta oficial da parcela de maio

spot_img


O Benefício de Prestação Continuada (BPC), considerando a parcela do mês-base de maio, começará a ser pago no dia 26/5, de acordo com o calendário definido pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). O programa é de responsabilidade do MDS, pasta ligada ao Governo Federal.

continua depois da publicidade

Cada beneficiário terá direito ao valor de R$ 1.518,00, tendo em vista que a parcela continuará sendo equivalente ao salário mínimo atualizado. Para se tornar elegível ao programa, é necessário ser idoso com pelo menos 65 anos ou pessoa com deficiência de qualquer idade.

Ambos os públicos devem ter renda familiar per capita de até 1/4 do piso nacional vigente ao mês, além de inscrição atualizada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O procedimento de atualização precisa ser feito uma vez a cada 24 meses.

Para isso, os cidadãos precisam comparecer ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo. Mas, afinal, como é possível fazer o pedido do benefício? Pelo site ou aplicativo do Meu INSS, com os mesmos dados usados no portal GOV.BR (CPF e senha).

continua depois da publicidade

No campo da lupinha, basta digitar a opção que o interessado se enquadra: “Benefício de Assistência à Pessoa Idosa” ou “Benefício de Assistência à Pessoa com Deficiência”. Ao clicar na alternativa correspondente, será necessário preencher os campos do formulário.

O INSS, em seguida, marcará uma avaliação médica com os PcDs para atestar a condição de deficiência. Uma etapa de análise socioeconômica poderá ser cobrada a todos os solicitantes, independentemente do perfil (tanto idoso quanto pessoa com deficiência).

Mais detalhes podem ser consultados diretamente com a Central 135 do INSS de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. Caso prefira, o interessado também pode falar com o MDS pelo Disque Social 121, mas, nesse caso, o atendimento ocorre de segunda a sexta, das 7h às 19h.

continua depois da publicidade

Calendário BPC de maio: datas oficiais

O cronograma para os beneficiários do BPC é o mesmo adotado no caso de segurados do INSS que recebem valor equivalente ao salário mínimo nacional. Por isso, o escalonamento também é feito com base no penúltimo dígito que aparece no documento NB.

Os pagamentos terão início no dia 26/5, quando haverá liberação da parcela para os beneficiários que possuem o penúltimo dígito 1 no documento. Os demais grupos receberão o valor nos dias úteis subsequentes. O calendário será finalizado em 6/6. Confira as datas:

Penúltimo dígito do NB Data de
Pagamento
1 26/5
2 27/5
3 28/5
4 29/5
5 30/5
6 2/6
7 3/6
8 4/6
9 5/6
0 6/6
INSS libera consulta oficial da parcela de maio

Datas foram anunciadas pela autarquia. Foto: Reprodução / INSS

continua depois da publicidade

Consulta da parcela já está disponível para os beneficiários

Os dados atualizados do BPC de maio já podem ser consultados pelos inscritos no programa. Para isso, basta acessar o site ou aplicativo do Meu INSS. Ao abrir a página inicial, será necessário clicar em “Extrato de Pagamento” para conferir as informações da nova rodada.

Vale salientar que o saque ficará disponível em até 45 dias após a liberação do depósito, conforme ordem definida no calendário do INSS. Caso contrário, os recursos retornam aos cofres públicos de assistencialismo do Governo Federal.

O BPC, diferentemente dos auxílios previdenciários, não tem caráter vitalício. Portanto, os valores somente são pagos para os beneficiários que continuem atendendo aos requisitos do programa, como limite de renda e atualização dos dados na base do CadÚnico.

continua depois da publicidade

-Publicidade-spot_img
Conecte-se Conosco
15,575FãsCurtir
10,574SeguidoresSeguir
165SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
-Publicidade-spot_img