31.7 C
Santo Antônio de Jesus

INSS anuncia datas de pagamento para janeiro 2025; veja calendário completo

spot_img


O Instituto Nacional de Seguro Social, INSS, anunciou o calendário com todas as datas de pagamentos para o ano de 2025. Nenhuma regra de escalonamento foi alterada. Sendo assim, a lógica dos anos anteriores também ficará vigente para todos os segurados da autarquia.

continua depois da publicidade

A cada mês de referência, existem dois cronogramas distintos: o primeiro, que começa mais cedo, é destinado aos segurados que recebem o valor equivalente ao piso, ou seja, um salário mínimo; já o segundo é voltado aos demais que fazem jus a valores acima do salário mínimo.

Em janeiro, por exemplo, o pagamento começará a ser transferido no dia 27/1, especificamente para aqueles que recebem quantia referente ao piso e possuem penúltimo dígito 1 no documento NB (Número de Benefício). Ou seja, o algarismo que aparece antes do tracinho.

Para quem vale o calendário do INSS 2025?

No ano que vem, as datas de pagamento que foram definidas pelo INSS vale para os aposentados, pensionistas e demais beneficiários previdenciários, como auxílio-doença (benefício por incapacidade temporária), auxílio-acidente, auxílio-reclusão e salário-maternidade.

continua depois da publicidade

Vale salientar, por outro lado, que o instituto também operacionaliza benefícios de ordem assistencial, mesmo que sendo instituídos e gerenciados pelo MDS, pasta de Desenvolvimento Social ligada ao Governo. É o caso do Benefício de Prestação Continuada, com a sigla BPC.

Dentro desse contexto, os inscritos no programa assistencial recebem os pagamentos conforme o calendário do INSS que é destinado para quem recebe até um salário mínimo. Até porque a parcela mensal do BPC equivale justamente ao piso nacional por beneficiário.

Qual será o reajuste dos benefícios do INSS?

Tanto o piso quanto o teto do INSS ainda não foram anunciados para o ano de 2025. O novo valor mínimo de cada benefício será definido a partir do cálculo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), bem como do crescimento do PIB no segundo ano anterior ao vigente.

continua depois da publicidade

Isso será feito devido à política de valorização do salário mínimo que segue vigente no Brasil. Até porque o piso dos benefícios do INSS equivale exatamente ao valor atualizado do salário mínimo em si. A ideia é de sempre estabelecer um reajuste acima da inflação, pelo menos.

O Governo Federal apresentou um pacote fiscal que prevê uma limitação no alcance do aumento, no sentido de equilibrar os gastos públicos e entrar em consonância com o arcabouço fiscal do Ministério da Fazenda. A medida ainda será analisada e oficializada propriamente.

De qualquer maneira, teremos definições a respeito do assunto a partir do início do ano que vem, quando o Governo Federal anunciará o novo valor do salário mínimo, possíveis adaptações na política de valorização e assim por diante.

continua depois da publicidade

Valor do BPC também será ajustado?

As regras do Benefício de Prestação Continuada, diferentemente das aposentadorias e demais auxílios previdenciários, dependem do que consta na LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social). Além do mais, a gerência cabe ao MDS em vez do Instituto Nacional de Seguro Social.

Quaisquer mudanças dependem do que ficar acordado entre a equipe do Governo Federal e a pasta do MDS, sem entrar em pormenores ligados ao INSS. O instituto fica encarregado apenas e operacionalizar os pagamentos conforme o calendário e regras de concessão.

Conforme as regras atualmente previstas na LOAS, a parcela mensal do BPC equivale ao valor atualizado do salário mínimo no país. Então, o novo valor reajustado em 2025 será possivelmente incorporado no benefício, assim como já ocorreu nos anos anteriores.

continua depois da publicidade

Como consultar as datas que você irá receber?

Tanto a consulta atualizada das datas quanto a verificação dos valores poderá ser feita diretamente pelo sistema do Meu INSS (versão desktop ou aplicativo). Basta acessar com o login e senha cadastrados no portal GOV.BR para, depois, clicar em “Extrato de Pagamento”.

As informações de cada parcela são divulgadas na semana em os pagamentos tiverem início. Em relação ao pagamento do mês-base de janeiro, por exemplo, a consulta atualizada poderá ser feita na semana do dia 27/1.

Caso possua mais alguma dúvida, você pode entrar em contato com a Central 135 do INSS durante 24 horas por dia em caso de serviços automatizados. Para atendimento com funcionário, ligue de segunda a sábado, das 7h às 22h.

continua depois da publicidade

INSS: calendário da parcela de janeiro

A primeira parcela do ano de 2025 será paga a partir do dia 27/1. Até lá, os segurados já terão conhecimento sobre o reajuste definido para o piso, bem como possivelmente a correção do teto do INSS. Confira, abaixo, o cronograma específico do mês-base de janeiro do instituto:

Para quem recebe até um salário mínimo

Penúltimo Dígito do NB Dados de Pagamento
1 27 de janeiro de 2025
2 28 de janeiro de 2025
3 29 de janeiro de 2025
4 30 de janeiro de 2025
5 31 de janeiro de 2025
6 3 de fevereiro de 2025
7 4 de fevereiro de 2025
8 5 de fevereiro de 2025
9 6 de fevereiro de 2025
0 7 de fevereiro de 2025

Para quem recebe acima de um salário mínimo

Penúltimo Dígito do NB Dados de Pagamento
1 e 6 3 de fevereiro de 2025
2 e 7 4 de fevereiro de 2025
3 e 8 5 de fevereiro de 2025
4 e 9 6 de fevereiro de 2025
5 e 0 7 de fevereiro de 2025

Calendário completo do INSS em 2025

Como explicamos, o calendário que serve como referência para os pagamentos de 2025 continua seguindo as mesmas regras de antes: escalonamento conforme o penúltimo dígito que aparece no documento NB, ou seja, aquele mesmo algarismo que fica antes do traço.

Exemplo em negrito: 000.000.001-0. Abaixo, você confere todas as datas que ficaram definidas pelo INSS:

INSS anuncia datas de pagamento para janeiro 2025; veja calendário completo

Pagamentos seguem a mesma lógica de escalonamento dos anos anteriores. Foto: Reprodução / INSS

Importante tomar cuidado na hora de consultar as datas, pois a primeira coluna do calendário diz respeito aos pagamentos do mês-base de dezembro de 2024 (12/2024). A de janeiro de 2025 (1/2025), portanto, corresponde à segunda coluna – e assim por diante.

-Publicidade-spot_img
Conecte-se Conosco
15,575FãsCurtir
10,574SeguidoresSeguir
165SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
-Publicidade-spot_img