Foram divulgados dois novos editais voltados à realização de mais um processo seletivo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). A meta, novamente, é a contratação temporária de Agentes Temporários Ambientais, com foco na prevenção e combate a incêndios florestais.
continua depois da publicidade
No caso desta seletiva, dois municípios serão contemplados: Poconé, no estado do Mato Grosso (Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense), e Santarém, no estado do Pará (RESEX Tapajós – Arapiuns).
Vagas

Vagas oferecidas pelo seletivo ICMBio. Foto: montagem / Concursos no Brasil
O edital de SEI nº 021324329 abre 12 vagas para Santarém (PA), para Brigadista I e Chefe de Esquadrão II, ambos com exigência de ensino fundamental incompleto. O contrato será por 6 ou 24 meses, conforme a ocupação.
Os contratados como Brigadista receberão um salário mínimo, e os que forem chamados como Chefe de Esquadrão receberão um salário e meio. Haverá cadastro de reserva de até seis vezes o total de vagas anunciadas.
continua depois da publicidade
Já o edital de SEI nº 021366522 abre 13 vagas, também para Brigadista I e Chefe de Esquadrão II, com a mesma exigência escolar e a mesma previsão salarial. O município de atuação será Poconé (MT).
Inscrições
As inscrições são gratuitas para ambos os editais. Para o edital de Santarém, a candidatura deverá ser realizada presencialmente no ICMBio – Sede, Av. Tapajós, 2449 – Prédio A – Laguinho, em Santarém – PA, de 12 a 16 de maio de 2025, ou por meio do endereço eletrônico [email protected].
Para as vagas de Poconé, a inscrição deverá ser realizada presencialmente no Escritório do ICMBio em Cáceres/MT, localizado na Rua Generoso Marques Leite nº 20, Bairro Jardim Celeste, de 12 a 15 de maio de 2025, ou via e-mail: [email protected].
continua depois da publicidade
Provas
O processo de seleção dos candidatos será realizado com as seguintes etapas: a primeira será a de pré-seleção: teste de aptidão física (TAF) e teste de habilidade no uso de ferramentas agrícolas (THUFA). A segunda etapa será de pós-seleção, constituída pelo Curso de Formação de Brigada.
O ICMBio adverte em ambos os editais: os aprovados e convocados para contratação, que tenham sido desligados por justa causa de contratos anteriores no âmbito do ICMBio e do IBAMA, só poderão ser novamente contratados após transcorridos cinco anos desde o desligamento.
Confira os editais no site oficial do ICMBio (Poconé e Santarém).