21.5 C
Santo Antônio de Jesus

Governo Lula propõe mudança no processo da CNH: apenas 2h de aulas práticas para obter a habilitação

spot_img



Você já imaginou conquistar a sua CNH com uma quantidade mínima de aulas práticas? O Ministério dos Transportes avalia propor uma mudança de grande impacto no processo para a Carteira Nacional de Habilitação: exigir apenas duas horas de prática para que candidatos possam se habilitar.

Atualmente, a exigência para obtenção da CNH envolve um extenso percurso que inclui 45 horas de aulas teóricas e 20 horas de práticas para candidatos a motoristas de automóveis. Para motociclistas, a quantidade de aulas práticas é a mesma.

Diante da curiosidade provocada pela ideia, entenda agora como essa alternativa está sendo avaliada e o que pode mudar em breve para quem deseja dirigir legalmente no Brasil.

Redução da carga horária de aulas práticas

O ponto central do estudo conduzido pelo Ministério dos Transportes é flexibilizar a obrigatoriedade das aulas presenciais para obtenção da habilitação, uma alternativa à proposta do fim da obrigatoriedade das aulas, apoiada pelo ministro Renan Filho.

Caso aprovada, somente duas horas de aula prática serão exigidas dos candidatos. O objetivo é atacar dois problemas: o preço elevado do processo e a sua burocracia. O governo estima que 54% dos proprietários de motocicletas no país não têm habilitação, o que equivale a cerca de 20 milhões de pessoas.

A proposta, segundo fontes oficiais, não extingue a necessidade de provas práticas e teóricas. Tanto o exame quanto a avaliação teórica seguirão como etapas obrigatórias, buscando manter o controle de segurança e habilidade dos futuros condutores.

Possibilidade de aulas online e diversificação dos instrutores

Aulas de direção com instrutores autônomos, incluindo opção de aulas online e presenciais, com veículos devidamente autorizados.
Cidadãos poderão escolher entre autoescolas e instrutores autônomos./ Imagem: Notícias Concursos

A mudança em análise prevê também a oferta de aulas gratuitas online e nas escolas públicas, oferecendo oportunidades para preparar melhor os candidatos e reduzir custos. Além disso, a expectativa é de que os cidadãos possam escolher entre aulas em autoescolas e instrutores autônomos credenciados, que poderão utilizar o veículo do próprio aluno, desde que o automóvel seja devidamente identificado e autorizado.

Esses novos instrutores deverão adquirir certificação junto ao Ministério dos Transportes ou aos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran) para poder atuar legalmente. A medida busca democratizar o acesso à formação, tornando o processo mais acessível principalmente para quem tem menor poder aquisitivo.

Na tabela abaixo, veja as mudanças:

Aspecto Como é hoje Como deve ficar
Frota Exigência de frota própria mínima. Permite o uso de veículos próprios, locados ou compartilhados entre autoescolas da mesma unidade federativa.
Cursos Autoescolas são obrigadas a oferecer curso teórico (45h) e prático (20h). Autoescolas podem oferecer apenas aulas teóricas, práticas ou ambas, conforme o modelo de ensino.
Estrutura física Exigência de metragem mínima de 1,2m² por aluno e 6m² para o instrutor. Elimina as metragens mínimas e salas obrigatórias, mantendo apenas requisitos de acessibilidade.
Modelo de mercado Instrutores só podem atuar vinculados às autoescolas. Profissionais poderão atuar como autônomos, dentro de um modelo flexível.
Formato das aulas Aulas somente presenciais. Formação adaptável, com formatos presenciais ou no EAD (síncrono e assíncrono).

Processo de aprovação e prazos para a nova regra

A iniciativa já está sob análise do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que possui competência para regular o tema. Como a medida não necessita de aprovação do Congresso Nacional, a publicação de nova resolução pode acontecer ainda neste ano. A aplicação das regras, após a publicação, dependerá das adaptações de cada estado e Detran para implementação e fiscalização do novo modelo.

Perguntas frequentes

  • A alteração da carga horária já está em vigor?
    Não. A proposta ainda está em análise.
  • Quem poderá ser instrutor das aulas práticas?
    Além das autoescolas, instrutores autônomos certificados pelo Ministério dos Transportes ou pelos Detrans também poderão ministrar aulas.

Continue acessando o NOTÍCIAS CONCURSOS e veja mais informações como esta.

Abaixo, assista ao vídeo e veja mais informações sobre a CNH sem autoescola:

O post Governo Lula propõe mudança no processo da CNH: apenas 2h de aulas práticas para obter a habilitação apareceu primeiro em Notícias Concursos.

-Publicidade-spot_img
Conecte-se Conosco
15,575FãsCurtir
10,574SeguidoresSeguir
165SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
-Publicidade-spot_img