29.3 C
Santo Antônio de Jesus

Gás do Povo: quem recebe Bolsa Família tem prioridade garantida

spot_img



Imagine receber gás de cozinha sem pagar nada pelo botijão, sem filas e sem burocracia. O Gás do Povo traz essa novidade para milhões de famílias brasileiras. Esta nova política social busca ampliar o acesso ao gás de cozinha em todo o país, fortalecendo a proteção social de quem mais precisa.

Com prioridade para beneficiários do Bolsa Família, o programa substitui o antigo Auxílio Gás dos Brasileiros e promete alcançar três vezes mais famílias, trazendo mais justiça e dignidade ao dia a dia.

Veja tudo que muda e como aproveitar este benefício sem complicação.

O que é o Gás do Povo e como ele funciona?

O Gás do Povo é um programa criado pelo Governo Federal com o intuito de garantir a gratuidade da recarga do botijão de gás de cozinha de 13 kg. Diferente do modelo anterior, o benefício não será recebido em dinheiro, mas sim em vales de recarga que poderão ser utilizados nas revendas credenciadas próximas à residência das famílias.

O benefício busca possibilitar que milhões de pessoas tenham acesso ao gás de cozinha de forma segura e prática, contribuindo para a saúde e a segurança alimentar das famílias.

Critérios para receber e perfil prioritário

Para participar do programa, são elegíveis famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com atualização cadastral realizada, no mínimo, há 24 meses e renda per capita de até meio salário mínimo. No entanto, prioridade total é concedida a quem recebe o Bolsa Família. Essa prioridade é automática: quem já recebe o Bolsa Família e cumpre as demais exigências será selecionado para o benefício, sem necessidade de novo cadastro.

Quem está fora dos critérios?

  • Famílias com CPF irregular do responsável.
  • Cadastro desatualizado ou com inconsistências.
  • Renda acima do limite estipulado.
  • Famílias beneficiárias do Auxílio Gás (modalidade anterior) não acumulam os dois programas.

Recarga do botijão: como, onde e quando utilizar?

Mulher sentada em rua comunitária ao lado de botijão do programa Gás do Povo
Recarga gratuita do botijão nas revendas credenciadas do Gás do Povo./ Imagem: Notícias Concursos

As recargas gratuitas poderão ser feitas diretamente nas revendas credenciadas. O acesso ao Gás do Povo pode ser feito por quatro métodos: cartão Bolsa Família, cartão de débito Caixa, CPF do beneficiário ou código enviado por celular. Não haverá pagamento em dinheiro; a validação e liberação do botijão ocorrerão na hora.

A primeira etapa do programa começa em novembro de 2025, com expectativa de atingir todas as famílias aprovadas até março de 2026.

Quantidade de botijões por família

  • Famílias com 2 ou 3 membros: até 4 botijões por ano (intervalo mínimo de 3 meses entre as recargas).
  • Famílias com 4 ou mais integrantes: até 6 botijões por ano (intervalo mínimo de 2 meses entre as recargas).

O benefício não será bloqueado imediatamente por falta de uso do vale. A exclusão só poderá acontecer caso a família deixe de cumprir os critérios do programa.

Valor do benefício e a definição do preço

O valor de referência do botijão será estabelecido pelo Ministério de Minas e Energia e pelo Ministério da Fazenda, com base nos dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Esse valor será diferente por estado, para considerar desigualdades regionais. O benefício cobre o valor da recarga, exceto o custo do vasilhame (quando não fornecido pela família) e, se houver, o frete para entrega.

Se o preço na revenda for inferior ao valor de referência, não há troco ou saldo para reutilização. A revenda recebe o ressarcimento integral diretamente da Caixa.

Recargas e documentos

Para facilitar a vida do beneficiário, o vale recarga do Gás do Povo poderá ser apresentado de diferentes formas:
– Cartão do Bolsa Família.
– Cartão de débito Caixa.
– CPF e código de validação por SMS.
– A partir de fevereiro de 2026, também pelo app Gás do Povo.

A validade do vale varia conforme o tamanho da família. A emissão será sempre em nome do responsável familiar cadastrado no CadÚnico.

Participação das revendas

As revendas podem aderir voluntariamente pelo sistema da Caixa, desde que tenham autorização da ANP, situação regular na Receita Federal e a maquininha de cartão “azulzinha”. Após o credenciamento, devem permanecer no programa por ao menos três meses. Não haverá cobrança extra pela recarga gratuita, além dos eventuais custos de frete e do botijão, quando necessário.

Se o município não contar com revendas cadastradas, distribuidoras com maior participação no estado devem garantir a oferta do benefício. Em último caso, a família precisa se dirigir ao município vizinho onde haja revenda credenciada.

Dúvidas e informações

Qualquer pessoa interessada pode se informar pelo telefone 121, disponível 24 horas, sete dias por semana, ou pelo canal digital FalaBR, do Governo Federal. Isso permite acompanhamento do benefício, consultas e esclarecimento de dúvidas rapidamente.

Perguntas frequentes

  • Preciso fazer novo cadastro para receber o Gás do Povo?
    Não. O benefício será concedido automaticamente para quem já está no CadÚnico e cumpre os requisitos.
  • O que acontece caso eu mude de endereço?
    É necessário atualizar seu cadastro no CadÚnico assim que houver mudança, para não perder o benefício.
  • É possível receber o benefício em dinheiro?
    Não. Agora, o benefício será concedido diretamente em forma de recarga gratuita nas revendas credenciadas.

Continue acessando o NOTÍCIAS CONCURSOS e veja mais notícias sobre o assunto.

Assista ao vídeo abaixo e veja mais informações sobre o Gás do Povo:

O post Gás do Povo: quem recebe Bolsa Família tem prioridade garantida apareceu primeiro em Notícias Concursos.

-Publicidade-spot_img
Conecte-se Conosco
15,575FãsCurtir
10,574SeguidoresSeguir
165SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
-Publicidade-spot_img