33.1 C
Santo Antônio de Jesus

Fortes chuvas marcam previsão do tempo em mais de 1,4 mil cidades

spot_img


Fortes chuvas estão previstas em todas as regiões brasileiras, exceto no Sul. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), pelo menos 1.452 municípios devem passar por temporais a partir desta terça-feira de Carnaval, 4/3, com graus diferentes de severidade.

continua depois da publicidade

Ademais, é válido frisar que a onda de calor, que começou no início de março, ainda perdura em parte do Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. As temperaturas poderão ficar 5ºC acima da média até às 17h da Quarta-Feira de Cinzas, 5/3.

Ao todo, 960 cidades foram contempladas com o aviso sobre a onda de calor, classificado como “perigo”. Áreas como Oeste Catarinense, Sudoeste Rio-grandense, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Noroeste Rio-grandense estão inclusas na previsão do instituto.

Temporal com aviso de “perigo”

Fortes chuvas marcam previsão do tempo em mais de 1,4 mil cidades

No país, alguns estados estão sob alerta de chuvas intensas. Foto: Reprodução / Pixabay

Com previsão vigente até às 10h de quarta, 5/3, o INMET informou sobre a possibilidade de chuvas intensas em várias cidades do Norte e Nordeste. O volume da água pode ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h).

continua depois da publicidade

Existe o risco iminente de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Um dos avisos vale para áreas como Norte Mato-grossense, Leste Rondoniense, Centro Amazonense, Sudoeste Amazonense, Sul Amazonense, Norte Amazonense, etc.

Já outro comunicado é válido para Nordeste Paraense, Norte Cearense, Noroeste Cearense, Leste Maranhense, Norte Maranhense, Sudoeste Paraense, Oeste Maranhense, Marajó, Metropolitana de Belém, Metropolitana de Fortaleza, Norte Piauiense, Sudeste Paraense e Baixo Amazonas.

Chuva classificada como “perigo potencial”

Já outros dois avisos foram classificados como “perigo potencial”, contemplando as regiões Nordeste, Centro-Oeste e outros perímetros do Norte. De acordo com a previsão, as chuvas podem ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h).

Em contrapartida, o risco de corte de energia e alagamentos é baixo. Ambos os comunicados também valem até às 10h de quarta, 5/3. O primeiro prevê temporal nas áreas do Vale do Acre, Sudoeste Amazonense, Sul Amazonense, Vale do Juruá, Norte Amazonense e Madeira-Guaporé.

continua depois da publicidade

Já o segundo é mais abrangente. Confira algumas das áreas que podem ser impactadas pelas chuvas intensas:

  • Sul Cearense;
  • Sudeste Paraense;
  • Ocidental do Tocantins;
  • Oeste Maranhense;
  • Central Potiguar;
  • Sertões Cearenses;
  • Centro-Sul Mato-grossense;
  • Oeste Potiguar;
  • Leste Maranhense;
  • Marajó;
  • Centro-Norte Piauiense;
  • Nordeste Mato-grossense;
  • Sertão Paraibano;
  • Sudeste Piauiense;
  • Baixo Amazonas;
  • Sudoeste Paraense;
  • Norte de Roraima;
  • Sul Maranhense;
  • Jaguaribe;
  • Norte do Amapá;
  • Centro Amazonense;
  • Centro-Sul Cearense;
  • Dentre outras.

Em caso de rajadas de vento, é recomendado não se abrigar debaixo de árvores nem estacionar veículos perto de placas de propaganda e torres de transmissão. É importante também evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados diretamente à tomada como medida de precaução.

-Publicidade-spot_img
Conecte-se Conosco
15,575FãsCurtir
10,574SeguidoresSeguir
165SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
-Publicidade-spot_img