O gabarito oficial do 2º dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já foi divulgado, revelando a anulação de três questões, deixando muitos candidatos com dúvidas sobre como isso pode afetar suas notas.
A seguir, veja como funciona esse processo de anulação e se ele compromete (ou não) o seu desempenho.
Enem 2025: saiba o que levou à anulação das questões
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anulou três questões do Enem 2025. A decisão afeta todos os candidatos que realizaram o exame, independentemente da cor do caderno de prova utilizado.
A anulação ocorre quando são identificadas falhas como erros técnicos, questões com mais de uma alternativa correta ou problemas de impressão que comprometam a clareza da pergunta.
No caso específico deste ano, durante uma transmissão ao vivo, Edcley — que se apresenta como mentor de candidatos do Enem — mostrou ao menos cinco perguntas quase idênticas às que caíram na avaliação.
Ele afirmou ter memorizado itens do Prêmio CAPES Talento Universitário, uma prova opcional aplicada a calouros universitários, e suspeitou que essas questões estariam sendo usadas como pré-teste para o Enem. A repercussão da live fez com que candidatos e especialistas questionassem a segurança do exame.
Após a divulgação, o Ministério da Educação (MEC) confirmou a anulação de três questões e acionou a Polícia Federal para investigar o caso, considerando a possibilidade de quebra de confidencialidade dos pré-testes.
As questões anuladas são:
- Fotossíntese: Caderno cinza (questão 115), caderno amarelo (questão 121), caderno verde (questão 132) e caderno azul (questão 123).
- Grito: Caderno cinza (questão 118), caderno amarelo (questão 115), caderno verde (questão 135) e caderno azul (questão 132).
- Parcelamento de R$ 60 mil: Caderno cinza (questão 172), caderno amarelo (questão 178), caderno verde (questão 168) e caderno azul (questão 174)
Após a anulação, muitos candidatos ficaram com dúvidas sobre o impacto nas suas notas. No entanto, o Inep garante que, apesar da redução no número de questões, a pontuação dos participantes não será prejudicada, graças ao sistema de correção utilizado.
Você sabe como sua nota é calculada? Entenda o sistema de correção do Enem
A Teoria da Resposta ao Item (TRI), método utilizado no cálculo da pontuação no Enem, funciona da seguinte maneira: em vez de apenas somar as questões acertadas, a TRI avalia a complexidade das questões e a consistência nas respostas dos candidatos.
Assim, mesmo que dois participantes acertem o mesmo número de questões, suas notas podem ser diferentes, pois a pontuação depende das questões corretas e de seu peso específico.
Enem 2025: quando sai a nota da redação?
Você sabe por que a anulação das questões não altera sua nota no Enem?

Imagem: Agência Gov
Em provas como o Enem, a anulação de questões não interfere diretamente na sua pontuação. Quando um item é anulado, ele simplesmente deixa de compor o cálculo da TRI.
Isso significa que: todos os candidatos são beneficiados igualmente, já que a questão não entra na pontuação de ninguém. A coerência das respostas restantes continua sendo usada normalmente para calcular a nota. A TRI se ajusta, recalculando o exame apenas com os itens válidos. Ou seja, ninguém perde pontos e ninguém ganha vantagem direta, a questão anulada é retirada da prova como se nunca tivesse existido.
Segundo Viktor Lemos, diretor geral do Curso Anglo:
“A anulação de três questões dentro de um conjunto de 180 não vai mudar as notas dos candidatos, não vai favorecer um grupo e não vai prejudicar um outro grupo. Porque as outras questões que compõem a prova vão manter a capacidade de avaliação e proficiência do aluno, nas diferentes dificuldades e habilidades que compõem a prova.”
Veja as principais vantagens da TRI em relação ao método de correção tradicional:
- A TRI identifica os “chutes” e favorece os alunos que, de fato, se dedicaram à preparação para o exame;
- Facilita a comparação entre candidatos de diversas edições do Enem;
- Torna mais difícil que dois candidatos obtenham a mesma pontuação, já que o resultado final inclui casas decimais (exemplo: 816,4 pontos).
Este modelo permite à banca do Enem gerenciar e redistribuir com precisão a nota de uma questão que porventura seja anulada.
“Se uma questão for anulada, não tem problema, porque a TRI compensa a anulação da questão, sem prejuízo para nenhum dos estudantes. Todos vão ter a nota parametrizada da mesma forma”, explica Michel Arthaud, professor de química da Plataforma Professor Ferretto.
Possíveis impactos negativos da anulação
Apesar de não haver impacto na nota, o especialista destaca que há um outro problema: o tempo perdido por alguns estudantes ao resolver essa questão.
“De forma indireta, eles acabam sendo penalizados quando o exame tem uma questão que é anulada, porque ele acaba subtraindo o tempo de forma assimétrica dos estudantes. Aqueles que tentaram fazer a questão perderam tempo, os que não, não perderam tempo” afirma o professor Michel.
Nesse caso, o único lado negativo é o tempo perdido que o candidato pode ter dedicado para resolver a questão anulada.
Quer continuar acompanhando as atualização sobre as provas do Enem 2025? Acesse diariamente o portal Notícias Concursos.
Quer saber como calcular sua nota no Enem? Confira o vídeo abaixo!
O post Enem 2025: como a anulação de questões pode afetar a pontuação dos candidatos? apareceu primeiro em Notícias Concursos.



