O aguardado concurso público da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), no estado do Rio de Janeiro, pode estar mais perto de se concretizar.
Previsto desde 2022, o certame já tem banca definida, a Coordenação de Seleção Acadêmica da Universidade Federal Fluminense (Coseac/UFF), e o contrato foi recentemente renovado para que a instituição siga responsável por todas as etapas da seleção.
Apesar do avanço, ainda falta um detalhe essencial: o sinal verde da própria Sanemar para que a banca publique o edital e dê início ao processo. A Coseac/UFF confirmou que aguarda esse posicionamento para dar sequência ao concurso.
Até este momento, a prefeitura de Maricá não se pronunciou sobre a previsão de lançamento do edital neste ano de 2025.
Vagas previstas
Inicialmente, a expectativa é de 70 a 80 vagas imediatas, distribuídas entre diferentes cargos de níveis médio, técnico e superior. Veja alguns dos cargos que constam na previsão inicial:
- Assistente administrativo
- Técnico em Segurança do Trabalho
- Desenhista
- Técnico em Edificações
- Técnico ambiental
- Jornalista
- Advogado
- Contador
- Estatístico
Vale destacar que essa lista pode ser atualizada, com exclusões ou inclusões de cargos, a depender do aval final da Sanemar.
Concurso seria realizado em 2023
A aplicação das provas chegou a ser cogitada para 2023. No entanto, a Prefeitura de Maricá adiou o cronograma, justificando que o concurso dependeria da finalização do novo Plano de Cargos e Salários da companhia.
Esse será o primeiro concurso exclusivo da Sanemar. Em 2018, houve seleção geral do município, com vagas também para a companhia, mas sem edital próprio.
Histórico e papel da Sanemar
Constituída oficialmente em 2019, a Sanemar tem como missão ampliar a cobertura de esgoto e contribuir para o abastecimento de água em Maricá.
A empresa foi criada para acelerar investimentos em saneamento e promover melhorias sustentáveis na saúde pública e no meio ambiente da cidade.

Como foi o último concurso com vagas para a Sanemar
Em 2018, a Prefeitura de Maricá ofertou 603 vagas em concurso unificado, das quais 14 eram destinadas ao cargo de Fiscal de Obras e Meio Ambiente.
Detalhes daquela seleção:
- Requisitos: Ensino médio completo com curso técnico em Edificações ou superior em Engenharia Civil ou Arquitetura.
- Remuneração: R$ 2.273,71 para 40h semanais.
- Etapas: Provas objetivas com 50 questões (10 de Língua Portuguesa, 10 de Raciocínio Lógico/Informática e 30 de Conhecimentos Específicos).
- Organizadora: Coseac/UFF
- Etapa final: Treinamento preparatório para os aprovados.
Outros concursos
Mas se você não quer fazer um concurso para a prefeitura de Maricá, não há problema. Neste momento, o estado do Rio de Janeiro conta com uma série de outras opções, e alguma delas pode servir para o seu atual momento.
Para ajudar neste processo de busca, vamos indicar abaixo uma lista com todos os concursos abertos no estado do Rio de Janeiro neste momento. Mas é preciso correr porque na maioria dos casos, o prazo de inscrição está chegando ao fim.
Órgão | Vagas |
---|---|
CBMERJ | 144 |
CISBAF | Várias |
CRBM 1ª Região | 9 |
Exército CFO 2026 | 171 |
IBC – RJ | 15 |
IME – Exército | 35 |
MP RJ | 11 |
Prefeitura de Carmo | 9 |
Prefeitura de Duque de Caxias | 567 |
UFF – Técnico Administrativo | 105 |
Agora, você pode conferir uma lista completa e atualizada de concursos previstos para o estado do Rio de Janeiro neste momento. Nestes casos, os editais ainda não foram publicados, mas poderão ser a qualquer momento.
Banco do Brasil
previsto |
7.200 |
CNU
previsto |
2.021 |
INSS
previsto |
Várias |
Receita Federal
previsto |
Várias |
AGEVAP
previsto |
Várias |
ALERJ
previsto |
Várias |
ANCINE – Agência Nacional do Cinema
previsto |
Várias |
BNDES
previsto |
Várias |
CBM RJ
previsto |
50 |
CBMERJ
previsto |
Várias |
FCRB
previsto |
10 |
IBC RJ
previsto |
15 |
IBGE
previsto |
9.580 |
INCA
previsto |
Várias |
Marinha
previsto |
11 |
Marinha
previsto |
91 |
PC RJ
previsto |
Várias |
PGE RJ
previsto |
Várias |
PMERJ
previsto |
2.000 |
PROCON Niterói
previsto |
10 |
SECEC RJ
previsto |
Várias |
SEFAZ – RJ
previsto |
195 |
SES RJ – Secretaria do Estado de Saúde do Rio de Janeiro
previsto |
Várias |
TCE RJ
previsto |
40 |
TRT RJ
previsto |
Várias |
UFRJ
previsto |
686 |
Concursos por Cidade/Estado