22.4 C
Santo Antônio de Jesus

Concurso Prefeitura de Curitiba – PR 2025: edital em breve

spot_img


O novo concurso Prefeitura de Curitiba, no estado do Paraná, está prestes a ser lançado. Segundo comunicado da assessoria de imprensa oficial do município, que fez um balanço dos oito anos de governo, a meta é promover a reposição de quadros já defasados.

continua depois da publicidade

Para a atual gestão municipal, de 2017 até 2025 foram realizadas aproximadamente de 15 mil nomeações de servidores, já considerando os concursados, que são mais de 7,4 mil, e os nomeados de forma simplificada (temporária). E complementa:

Além das nomeações e contratações realizadas, desde o fim de 2023, sob o comando da Smap, as secretarias trabalham para que um novo concurso público seja feito, após os de 2019 e 2022. A meta é lançá-lo no início de 2025 e, assim, preencher as vagas deixadas pelos que se aposentam, por exemplo.

Previsão do concurso Curitiba

Com previsão de ser lançado no começo de 2025, o concurso público da Prefeitura de Curitiba, como vimos, irá suprir a demanda existente, tanto por conta de aposentadorias, quanto por exonerações e outros tipo de desvinculação.

Ainda não foi anunciado o quantitativo de vagas e quais serão os cargos, mas já se sabe que haverá reserva de 12% das futuras vagas para a população negra e para os povos indígenas. Desde 2022, essas cotas foram oficializadas na Prefeitura.

continua depois da publicidade

O percentual de 12% citado terá validade até 20 de dezembro de 2025, conforme a legislação municipal. Mas o Executivo já tem planejado que o percentual irá aumentar gradualmente, chegando a 20%, a partir de 21 de dezembro de 2031.

Com essa ação, a Prefeitura quer aumentar o contingente de servidores do seu quadro, democratizando o acesso ao serviço público por parte de pessoas historicamente excluídas do processo:

Fazendo uma conta simples, a Prefeitura tem hoje um servidor para cada grupo de 59 cidadãos, considerada a população de 1,773 milhão de pessoas. São 29,8 mil profissionais nas dez regionais da capital, considerado o número de matrículas. (…) A proporção atual é maior que a nacional registrada pelo IBGE, na Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic 2019), que revela que o País tem, em média, cerca de 3,1 servidores municipais para atender cada 100 cidadãos.

-Publicidade-spot_img
Conecte-se Conosco
15,575FãsCurtir
10,574SeguidoresSeguir
165SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
-Publicidade-spot_img