Por meio do lançamento da portaria nº 319/2024, foi dado mais um passo rumo à abertura do novo concurso PC CE (Polícia Civil do Estado do Ceará), para o cargo de Delegado. É que o secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Sobreira Cialdini instituiu a equipe organizadora.
continua depois da publicidade
De acordo com o documento, que está no DOE – CE de 23/12/2024, a Comissão Coordenadora do Concurso Público para o cargo de Delegado de Polícia Civil da Superintendência da Polícia Civil (PCCE) será composta por oito servidores públicos.
Há servidores públicos da própria PC CE, mas há também funcionários da SSPDS, da AESP, da SEPLAG e da PGE.
Aos membros constituintes será atribuída a chamada “gratificação por encargo de participação em comissão de concurso”, cujo valor está descrito na Lei nº 17.732, de 29 de outubro de 2021 e suas alterações.
continua depois da publicidade
Previsão do concurso PC CE
O novo concurso PC CE tem previsão de ofertar um total de 500 vagas. No dia 18 de dezembro de 2024, o governador do estado, Elmano de Freitas, compartilhou a informação de que o edital do concurso PC CE será oficialmente divulgado em breve.
Ainda não foram informados quais serão os outros cargos que ocuparão essas vagas, mas a expectativa é de que sejam contemplados ainda os cargos de Escrivão e de Inspetor de Polícia Civil.
Último concurso
O último concurso da Polícia Civil cearense foi destinado ao preenchimento de 1.000 vagas (500 imediatas e 500 cadastros de reserva) distribuídas entre as carreiras de Escrivão de Polícia Civil e Inspetor de Polícia Civil. A distribuição exata foi a seguinte:
continua depois da publicidade
- Escrivão de Polícia Civil – 75 vagas de ampla concorrência, 5 para pessoas com deficiência, 20 vagas para pessoas pretas e pardas e 200 vagas para cadastro de reserva;
- Inspetor de Polícia Civil – 300 vagas para ampla concorrência, 20 para pessoas com deficiência, 80 para pessoas pretas e pardas e 800 cadastros de reserva.
A remuneração inicial foi de R$ 3.732,86, para uma jornada semanal de 40 horas, em regime de dedicação integral.