Bolsa Família é um programa de transferência de renda que, para muitas famílias, representa a única fonte de sustento. Recentemente, uma notícia trouxe ânimo para muitas famílias: o pagamento do Bolsa Família pode ser antecipado para diversas famílias neste mês de outubro de 2025!
Uma medida recente trouxe mudanças importantes e promete beneficiar moradores de algumas cidades nordestinas. Entenda como essa novidade impacta mais 34 cidades do Nordeste e confira se o seu município está entre os contemplados.
Entenda a antecipação do Bolsa Família
O reconhecimento federal de situação de emergência em 54 municípios brasileiros, distribuídos por 16 estados, é a principal justificativa da antecipação dos pagamentos do Bolsa Família neste mês. Somente no Nordeste, 34 cidades serão beneficiadas. A decisão se baseia no aumento dos registros de estiagens, enchentes, deslizamentos e vendavais que prejudicaram severamente a vida das famílias dessas regiões.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), em publicação no Diário Oficial da União, confirmou o reconhecimento dessas situações de emergência. Isso permite que os municípios recebam apoio emergencial através da Defesa Civil, que coordena ações como a distribuição de cestas básicas, kits de higiene e água potável.
Quais as 34 cidades do Nordeste que terão antecipação do benefício?

Entre as cidades do Nordeste que poderão contar com a antecipação do benefício em outubro de 2025, estão localidades dos estados de Alagoas, Bahia, Paraíba, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte, especialmente as que mais sofreram com a longa seca ou estiagem recente. Veja as cidades beneficiadas:
- Alagoas: Olivença, Olho D’Água das Flores, Batalha, Jaramataia, Piranhas.
- Bahia: Barra, Santa Luz, Queimadas, Nova Itarana, Ruy Barbosa, Belo Campo, Licínio de Almeida, Santa Maria da Vitória, Capela do Alto Alegre, Cordeiros, Lapão.
- Paraíba: Ouro Velho, Amparo, Fagundes, Araruna, Barra de Santana, Picuí, Aguiar, Aroeiras.
- Sergipe: Nossa Senhora da Glória e Poço Redondo.
- Piauí: São Francisco de Assis do Piauí, Betânia do Piauí, Simões, Acauã, Várzea Branca.
- Rio Grande do Norte: Almino Afonso, Florânia, Paraú.
Além dessas, outros estados do Norte, Sul, Centro-Oeste e Sudeste também estão com cidades na lista.
Como funciona a antecipação do pagamento?
Em condições normais, o pagamento do Bolsa Família é escalonado ao longo do mês, conforme o dígito final do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário. Para outubro de 2025, as datas previstas são:
- NIS final 1: 20 de outubro
- NIS final 2: 21 de outubro
- NIS final 3: 22 de outubro
- NIS final 4: 23 de outubro
- NIS final 5: 24 de outubro
- NIS final 6: 27 de outubro
- NIS final 7: 28 de outubro
- NIS final 8: 29 de outubro
- NIS final 9: 30 de outubro
- NIS final 0: 31 de outubro
Para os habitantes dos municípios em estado de emergência, vale uma regra especial: todos podem sacar o valor a partir do primeiro dia previsto no calendário oficial, independentemente do número final do NIS.
Quem autoriza a antecipação e como solicitar?
A autorização da antecipação do pagamento do Bolsa Família parte de uma avaliação da Defesa Civil Nacional junto ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Assim que o estado de emergência é publicado no Diário Oficial da União, a Caixa Econômica Federal pode incluir aquele município no cronograma antecipado.
A Caixa é a responsável pelo pagamento do Bolsa Família, que deixou claro, em nota, que a liberação antecipada do benefício é uma medida emergencial, aplicada para ajudar famílias que não têm acesso ao básico por causa da situação causada por eventos climáticos.
Os beneficiários não precisam realizar um novo cadastro ou solicitação. A liberação ocorre automaticamente para todos os inscritos e ativos no programa, que residam nas cidades reconhecidas. Em caso de dúvidas, é possível buscar orientações em agências da Caixa ou nos centros de referência de assistência social locais.
Efeitos emergenciais e assistência às famílias atingidas
A antecipação do pagamento é apenas uma das medidas adotadas para enfrentar as emergências provocadas por eventos climáticos extremos. Os municípios reconhecidos ainda podem receber recursos federais para complementar ações com distribuição de alimentos, água e suporte temporário às famílias.
Perguntas frequentes
- Quem tem direito ao saque antecipado?
Todos os beneficiários residentes em municípios reconhecidos em situação de emergência, com cadastro ativo no programa. - É necessário algum procedimento para garantir a antecipação?
Não. O benefício será liberado automaticamente para quem tem direito, sem necessidade de novo cadastro. - Quando o valor estará disponível para saque?
No primeiro dia do calendário oficial do mês de outubro, independentemente do final do NIS.
Continue acessando o NOTÍCIAS CONCURSOS e fique por dentro de mais notícias como esta.
No vídeo abaixo, veja informações sobre o Bolsa Família de outubro:
O post Bolsa Família pode ser antecipado neste mês de outubro em mais 34 cidades do Nordeste apareceu primeiro em Notícias Concursos.