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Agora pode ser a sua vez! CAIXA libera a partir de hoje (25/12) o saque de R$ 6.220 para novos brasileiros

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Com a chegada de dezembro, surge uma nova oportunidade para quem reside em determinadas regiões e possui saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A Caixa anunciou que, a partir de 25/12, estará disponível o saque de até R$ 6.220 por conta vinculada, oferecendo um importante auxílio financeiro para trabalhadores que estão passando por momentos especiais.

Esse benefício é essencial para quem mais precisa, especialmente em municípios onde o prazo para solicitar o saque vai de 25/12/2025 a 02/03/2026.

Quem tem direito ao saque de R$ 6.220 da Caixa?

O Saque da Caixa é uma alternativa para trabalhadores que estão passando por um momento especial. Ele permite que titulares de contas vinculadas ao FGTS retirem até R$ 6.220 por conta, conforme o saldo disponível. Essa medida foi criada para atender situações de necessidade urgente.

Homem consulta o valor disponível para saque do FGTS no aplicativo Caixa Tem
O valor máximo do Saque do FGTS é de até R$ 6.220,00 por evento, conforme saldo disponível na conta. imagem: Notícias Concursos.

Como solicitar o saque?

Para facilitar o acesso, o pedido de saque pode ser feito de forma totalmente digital, pelo aplicativo FGTS. No app, o segurado deve seguir os passos:

  • Acessar o app FGTS e entrar na opção “Meus Saques”;
  • Selecionar “Outras Situações de Saques” e, logo após, “Calamidade pública”;
  • Informar login e senha, caso solicitado, e conferir as condições e exigências para o saque;
  • Indicar o município atingido e anexar o comprovante de endereço, emitido até 120 dias antes do decreto;
  • Optar entre receber o valor em conta bancária de qualquer instituição ou sacar presencialmente;
  • Enviar documento de identidade, comprovante de residência e foto segurando o documento;
  • Confirmar e aguardar análise da Caixa, que, estando tudo regular, fará o crédito na conta informada.

Documentação necessária para sacar o FGTS em caso de calamidade

O acesso ao benefício exige alguns documentos básicos:

  • Comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido nos 120 dias anteriores à decretação da calamidade;
  • Na ausência do comprovante, declaração oficial do município, ou declaração própria contendo dados completos do trabalhador;
  • Documento de identificação (RG, CNH, etc.) do trabalhador;
  • Certidão de casamento ou reconhecimento de união estável, caso o comprovante de residência esteja em nome do cônjuge ou companheiro(a);
  • CPF;
  • Carteira de Trabalho física ou digital (em atendimentos presenciais).

Prazos e municípios habilitados para o saque em 2025

O direito ao saque da caixa, na modalidade calamidade pública, pode ser exercido até 90 dias após a publicação do reconhecimento oficial do desastre e habilitação municipal. No caso de Leopoldina, MG, por exemplo, os trabalhadores têm de 25/12/2025 a 02/03/2026 para fazer a solicitação. É fundamental observar se a cidade apareceu na lista de localidades habilitadas junto à Caixa – o que é atualizado com frequência, priorizando quem realmente foi atingido por situações extremas.

Quais situações te habilita para o Saque Calamidade?

  • Enchentes
  • Inundações graduais ou bruscas
  • Alagamentos
  • Tempestades
  • Granizo
  • Ciclones
  • Furacões
  • Tornados
  • Deslizamentos de terra
  • Rompimentos de barragens com danos a residências

Exceções e regras especiais para 2025

O governo pode flexibilizar regras em situações excepcionais. O Decreto nº 12.016/2024 dispensou o intervalo mínimo de 12 meses entre os saques para municípios do Rio Grande do Sul atingidos por calamidade pública em maio de 2024. Já nas cidades reconhecidas apenas em situação de emergência, o prazo de 12 meses entre saques continua obrigatório.

Como a Prefeitura habilita o município junto à Caixa

Antes da abertura do saque ao cidadão, a prefeitura precisa cumprir etapas como emitir decreto de calamidade, enviar documentação e ter o reconhecimento formalizado em portaria publicada no Diário Oficial da União. Assim que o município é considerado apto, os moradores podem solicitar o valor pelo app FGTS ou nas agências da Caixa. Municípios com até 50 mil habitantes contam com exigências documentais reduzidas nesse processo.

Você já conferiu se sua cidade foi contemplada? Que tal compartilhar essa informação com quem pode se beneficiar? Este direito pode fazer grande diferença em momentos de necessidade!

Não se esqueça: continue acompanhando o Notícias Concursos para mais novidades como essa.

Perguntas Frequentes

  • Quem pode solicitar o saque calamidade do FGTS?Trabalhadores com saldo no FGTS que residam em municípios atingidos por desastre natural reconhecido oficialmente e habilitado pela Caixa.
  • Qual é o valor máximo permitido para o saque?O valor máximo é de R$ 6.220 por conta de titularidade do trabalhador, limitado ao saldo disponível.
  • Como saber se minha cidade está habilitada?Verifique nos canais oficiais da Caixa se o seu município consta na lista de cidades com direito ao saque calamidade.
  • Preciso ir a uma agência para solicitar o saque?Não é necessário. Pode ser feito diretamente pelo app FGTS. O atendimento presencial é opcional ou em casos específicos.
  • Quais documentos são obrigatórios?Documento de identificação, comprovante de residência atualizado e, se for o caso, declaração oficial da prefeitura ou declaração própria.

Veja como realizar o saque de forma rápida e prática:

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