Todo mundo sabe que ambientes com ar-condicionado costumam ser os vilões das plantas: o ar seco, a baixa umidade e as mudanças de temperatura deixam muitas espécies vulneráveis.
continua depois da publicidade
Para os amantes de ar-condicionado, porém, a boa notícia é que isso não significa que você precise abrir mão de ter um pouquinho de verde dentro de casa ou do escritório, caso essa seja a sua vontade.
Afinal, existem plantas resistentes que se adaptam muito bem a espaços fechados e climatizados — e ainda trazem beleza, vida e até purificam o ar do ambiente.
Nesta lista, você vai conhecer 7 espécies que encaram o ar-condicionado numa boa e podem transformar qualquer cantinho em um refúgio mais fresco, natural e acolhedor. Confira abaixo!
continua depois da publicidade
7 plantas que aguentam o ar-condicionado

O ar-condicionado pode até ser um vilão quando se trata do cultivo de plantas, mas algumas se salvam deste destino. Foto: Reprodução / Pexels
Quem não ama um bom ar-condicionado? Seja no calor ou no frio, a climatização cai como uma luva. Isso é verdade para nós, que somos seres humanos. Para as plantas, porém, o uso constante do aparelho pode não ser a melhor das opções.
O motivo para essa inimizade é o fato de que o ar-condicionado retira a umidade do ar, podendo provocar estresse hídrico na vegetação.
Com isso, entender quais plantas não sofrem tanto com a mudança climática para colocá-las no ambiente é fundamental. Confira os melhores exemplos abaixo:
1. Pleomele
A pleomele pertence à família das dracenas, sendo originária de Madagascar e perfeitamente adaptável ao clima brasileiro.
continua depois da publicidade
Além de precisar de poucos cuidados, esse arbusto pode ser cultivado em vasos e é ideal para deixar sua casa ainda mais bonita.
Considerada “impossível de matar”, a pleomele exige poucos cuidados, mas o principal é a exposição solar. Ela deve ser posicionada em um espaço que receba luz direta, mesmo que tolere a meia-sombra.
2. Antúrio
O antúrio é uma planta tropical que adora ambientes úmidos e meia-sombra.
Para cuidar dele, basta regá-lo regularmente, mas evitando encharcar seu solo; também é importante manter a planta em temperaturas entre 18 ºC e 28 ºC, ou seja, sem abusar do ar-condicionado.
3. Jiboia-variegata
A jiboia-variegata é uma planta ornamental trepadeira que se adapta muito bem a ambientes internos e externos. Suas folhas brilhantes podem variar de acordo com a maturidade da planta.
continua depois da publicidade
Essa espécie gosta de boa luminosidade, mas não tolera o sol direto, preferindo sombra parcial ou luz indireta.
Sua rega deve ser feita sempre que a camada superior do solo estiver seca, e seu ambiente deve ser úmido, com pulverização das folhas frequente ou manutenção perto de um umidificador.
4. Bambu-da-sorte
O bambu-da-sorte é uma planta muito fácil de cultivar. Também chamado de bambu da amizade, tem a reputação de trazer boa energia para quem cuida dele.
Perfeito para ser cultivado em casa, prefere a luz indireta, mas é preciso entender que, em ambientes internos, dificilmente pode florescer, sendo o espetáculo de suas flores brancas exclusivo para cultivo externo.
Para que ele cresça saudável, sua rega deve ser feita com água filtrada, e o plantio deve ser realizado em solo bem drenado. O local deve ser mantido com temperatura mínima de 18 ºC.
continua depois da publicidade
5. Pacová
Com folhas grandes e brilhantes, o pacová, ou babosa-de-pau, é uma planta que costuma ser cultivada em maciços à meia-sombra ou em vasos em ambientes internos.
É uma ótima opção para cultivo dentro de casa, já que não precisa de luz direta para prosperar. Em vez disso, basta deixá-lo em um local sombreado, recebendo luz solar indireta.
Ele deve ser plantado em um solo rico em matéria orgânica e bem drenado, com regas moderadas: uma vez por semana já é o suficiente.
6. Costela-de-adão
A costela-de-adão é uma planta perene, conhecida por suas folhas grandes e exuberantes, sendo muito apreciada na decoração de interiores.
Extremamente fácil de cuidar, ela pode ser mantida em ambientes internos e em jardins tropicais. Para isso, basta deixá-la em um vaso drenado, posicionada em local de luz suave ou baixa luminosidade.
Uma dica: para mantê-la sempre bela, recomenda-se limpar suas folhas com frequência com um pano umedecido. Isso retira o acúmulo de pó e deixa as folhas brilhantes.
7. Peperômia-filodendro
No geral, a peperômia é um gênero de plantas com folhas pequenas e arredondadas. Todas possuem o mesmo detalhe em comum: são muito fáceis de cuidar.
A mais popular é a peperômia-filodendro, que tem folhas em formato de coração com bordas esbranquiçadas. Essa é uma planta de meia-sombra, logo, deve ficar em ambientes com luz difusa e boa circulação de ar.
Novamente, a peperômia não deve ficar exposta ao sol, pois suas folhas podem queimar. Seu solo também precisa estar úmido, mas nunca encharcado.