Sumário
- Responsável por criar demanda para os produtos de sua unidade de negócios específica, através de gestão eficaz do território, alinhando o trabalho com as metas e objetivos organizacionais, para garantir o cumprimento ou a superação das metas de desempenho em vendas.
- Efetuar atividades de venda de produtos mediante definição de cotas, necessidade da regional, estratégias de produtos, portfólio de produtos, zelando pelo correto equilíbrio volume de vendas e lucratividade.
- Assume a liderança para garantir a realização das atividades comerciais, técnicas e promocionais, proposta pelo Gerente de Vendas, Gerente de Marketing e Gerente de Produtos.
- Assegurar o uso adequado do tempo e recursos disponíveis, através da realização do planejamento de roteiro de visitação (alinhado à cultura de Geração de Demanda) e auxiliar no processo de planejamento de vendas e marketing de acordo com o planejamento estratégico da sua unidade de negócios e regional.
- Busca fornecer soluções que atenda às necessidades do cliente, bem como trabalha consistentemente com os principais valores e competências Zoetis.
Responsabilidades
- Explorar o potencial máximo dos clientes atuais e garantir a cobertura do território, através da geração de demanda e prospectar novos clientes e novas oportunidades de negócio através de visitas utilizando a ferrramenta Touch point, promovendo o giro de produtos, mantendo o estoque dos distribuidores / revendas e demais clientes dentro dos níveis aceitáveis, através da implementação de ações promocionais, assegurando que os objetivos comerciais atribuídos pela Empresa sejam cumpridos na íntegra;
- Comunicar proativamente aos clientes sobre mudanças (preços, disponibilidade de produtos, objetivos a serem cumpridos), assegurando a perfeita integração entre cliente e Zoetis através da cobertura eficaz de seu painel de visitas ao canal de vendas, distribuidores, clínicas, pet shops, revendas entre outros;
- Identificar e definir metas de vendas por produto, mediante uma avaliação criteriosa de potencial e penetração, Market share e oportunidades de crescimento, alinhadas às metas nacionais, às necessidades e as preocupações do clientes, através do conhecimento detalhado de cada cliente, capturando as interações a cada visita na ferramenta Touch Point;
- Maximizar os potenciais de venda por cliente ao longo do ano, com foco no mix de produtos;
- Desenvolver planos de negócios estratégicos com o Pareto dos clientes de sua área, através do plano de ação realizado no início do ano;
- Compartilhar conhecimentos, expertises e melhores práticas com os participantes da equipe, de modo a fazer uma troca de conhecimentos, através de reuniões dos ciclos realizados durante o ano;
- Desenvolver, executar e acompanhar de planos de vendas para clientes especiais, através da criação de um plano de desenvolvimento durante o ano juntamente com a área de Marketing e Gerente de Vendas, para validação deste plano com o cliente;
- Acompanhar os pedidos quando aplicável, desde que são realizados até o seu pagamento (order to cash), incluindo todo suporte junto a: crédito e cobrança, logística, SAC, etc…
- Liderar e incentivar o trabalho em equipe dentro do setor através de uma comunicação clara e objetiva visando a otimização de trabalho e orientação de demanada de produtos;
- Monitorar e informar as ações da concorrência, através de pesquisa de mercado e clientes, visando minimizar os impactos de ações da concorrência;
- Implementar e acompanhar ações de merchandising nos canais diretos utilizando os materiais de marketing no canal de vendas, visando uma melhor apresentação do produto e maximizar os resultados dos investimentos realizados conforme verbas promocionais definidas;
- Trabalhar em parceira com membros da equipe comercial, técnica e de marketing, para identificar as melhores oportunidades de investimento para os recursos da empresa;
- Avaliar situações de risco e eventuais benefícios de mudanças na estrutura de vendas e distribuição, implementar e acompanhar as mudanças, quando forem necessárias;
- Garantir o giro (sell out) dos produtos Zoetis a campo, evitando o aumento dos estoques dos canais de venda /distribuidores/ revendas;
- Treinar, capacitar e oferecer coaching às forças de venda dos Distribuidores e clinicas, alinhado aos ciclos de produto e ao foco de trabalho e estratégias pré definidas;
- Manter a correta utilização das características e benefícios dos produtos Zoetis, assim como novas tendências de mercado e manejo, de modo a explorar oportunidade de influenciar vendas;
- Assegurar o uso adequado do tempo e recursos disponíveis, realizando planejamento e roteiro de visitação (bem como os planos de cada visita), considerando diretrizes de cada ciclo promocional;
- Auxiliar o processo de planejamento de vendas e marketing, através do registro de informações gerenciais de geração de demanda (potencial, penetração, compras, concorrência, visitação, atividades de campo) através da ferramenta TouchPoint;
- Assegurar o rápido atendimento das reclamações técnicas, realizando o primeiro atendimento e encaminhamento do caso, quando necessário;
Qualificações
- Conhecimento na área de veterinária;
- Habilidade na comunicação oral, escrita e interpessoal (incluindo palestras, apresentações, etc) e na liderança de pessoas (representante dos distribuidores);
- Capacidade para trabalhar de forma independente e eficiente, influenciando distribuidores, supervisores e representantes de venda;
- Habilidade para se relacionar com distribuidores, clientes e demais membros da equipe, promovendo as relações duradouras no espírito ganha-ganha;
- Habilidade para interagir e influenciar médicos veterinários, especialistas, professores, formadores de opnião, etc.
- Estar atualizado nas informações técnicas e cientificas, bem como pró atividade na busca por atualização técnicas;
- Organização, planejamento e comprovada gestão eficiente do tempo/território;
- Domínio dos seguintes programas de informática: Excel, Word, PowerPoint e os sistemas de propriedade Zoetis, ou habilidade para aprender com rapidez;
- Habilidade para aprender rapidamente informações técnicas e científicas, bem como de vendas;
- Pró-atividade na realização de suas atividades;
- Perfil alinhado aos objetivos, missão e visão da empresa, e com foco nos clientes;
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