Teto do Abono PIS/Pasep já tem valor previsto para 2027: veja como calcular


O abono salarial do PIS/Pasep é um benefício assegurado para trabalhadores com contrato formal de emprego (CLT) e servidores públicos, desde que cumpram os requisitos atrelados ao programa. Em 2027, a nova rodada será paga considerando o ano-base de 2025.

continua depois da publicidade

Nenhum dos beneficiários pode receber mais do que o salário mínimo vigente no ano de pagamentos. Portanto, esse valor representa o “teto” do programa. E como saber quanto será transferido no lote do ano que vem? A partir de cálculos proporcionais ao tempo de serviço.

Funciona assim: o valor do salário mínimo atualizado deve ser dividido pela quantidade de meses do ano, 12. Em seguida, os cidadãos devem multiplicar pelo número de meses em que desempenharam atividades laborais durante o ano de 2025.

Entretanto, o Governo Federal ainda não divulgou qual será o reajuste definido para o piso de 2027. O que já existe é uma previsão que consta no projeto de Lei Orçamentária de 2027, encaminhada para deliberações na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

continua depois da publicidade

A estimativa é usada apenas como uma referência para calcular, de forma prévia, as despesas da máquina pública e os recursos que devem ser reservados para o próximo ano. Até porque, para chegar ao valor oficial, é necessário aguardar o percentual atualizado do INPC.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor, considerando o acumulado de novembro de 2025 a dezembro de 2026, é um dos fatores determinantes para o cálculo do novo salário mínimo. De qualquer forma, é possível usar a estimativa atual do valor como parâmetro.

O cálculo oficial, por outro lado, só poderá ser feito com o anúncio do novo reajuste. E isso deve ocorrer após a aprovação da Lei Orçamentária de 2027. Geralmente, as informações são disponibilizadas em meados de janeiro ou início de fevereiro do ano seguinte.

continua depois da publicidade

Critérios para receber o abono salarial em 2027

Antes de mais nada, é importante saber quem terá direito à nova rodada do abono salarial. Para se tornar elegível, é necessário ser trabalhador celetista ou servidor público, com pelo menos 30 dias trabalhados no ano-base de 2025, sendo consecutivos ou não.

Ambos os grupos devem ter cadastro há, pelo menos, cinco anos no PIS ou Pasep. Além disso, o limite de renda, que foi desvinculado do salário mínimo, é de R$ 2.873,87. Esse é o valor máximo que os cidadãos devem ter recebido como remuneração mensal em 2025.

O Governo Federal também informa que os dados precisam ter sido informados pelos empregadores no Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial.

continua depois da publicidade

O abono (PIS) para trabalhadores com contrato formal de emprego é pago pela Caixa Econômica Federal, enquanto o benefício dos servidores públicos (Pasep) fica sob responsabilidade do Banco do Brasil.

Faixa prevista de valores do abono PIS/Pasep

Levando em conta o salário mínimo previsto para 2027, que ainda pode ser alterado, podemos fazer alguns cálculos simples para chegar próximo à faixa de valores que serão pagos na nova rodada do abono salarial.

Aqueles que atuaram durante o ano inteiro de 2025, por sua vez, devem receber o valor cheio, que representa o piso nacional vigente no ano de pagamentos. Isso quer dizer que, conforme estimativas preliminares, é possível que esse grupo tenha direito ao valor de R$ 1.741,00.

Já os demais devem realizar cálculos com base na quantidade de meses em que atuaram no ano de referência. Confira a faixa de valores que podem ser pagos se o teto do abono salarial se confirmar em R$ 1.741,00:

continua depois da publicidade

  • 1 mês trabalhado em 2025: R$ 145,08;
  • 2 meses trabalhados em 2025: R$ 290,16;
  • 3 meses trabalhados em 2025: R$ 435,24;
  • 4 meses trabalhados em 2025: R$ 580,32;
  • 5 meses trabalhados em 2025: R$ 725,40;
  • 6 meses trabalhados em 2025: R$ 870,48;
  • 7 meses trabalhados em 2025: R$ 1.015,56;
  • 8 meses trabalhados em 2025: R$ 1.160,64;
  • 9 meses trabalhados em 2025: R$ 1.305,72;
  • 10 meses trabalhados em 2025: R$ 1.450,80;
  • 11 meses trabalhados em 2025: R$ 1.595,88;
  • 12 meses trabalhados em 2025: R$ 1.741,00.

Fonte

-Publicidade-spot_img