Concurso INSS tem novo pedido oficial de 10 mil vagas; veja os detalhes


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deu mais um passo para a realização de um novo concurso público. A autarquia enviou ao Ministério da Previdência Social um pedido formal de autorização para preenchimento de 10 mil cargos efetivos.

continua depois da publicidade

A solicitação consta no Ofício SEI n.º 375/2026/PRES/INSS, assinado pela presidente do órgão, Ana Cristina Viana Silveira. O documento foi encaminhado ao ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz Maciel – para ser passível de avaliação.

Segundo o texto constante no mateiral veiculado, o objetivo é promover a recomposição contínua do quadro de servidores do Instituto. O pedido integra as demandas previstas para a Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2027.

Vagas solicitadas

A divisão das vagas do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social, solicitadas à Presidência da Autarquia, ficou definida da seguinte maneira: 1) 8.501 vagas para Técnico do Seguro Social; 2) 1.499 vagas para Analista do Seguro Social.

continua depois da publicidade

O ofício informa que os órgãos federais precisam encaminhar pedidos de autorização de concursos públicos ao MGI até o fim de maio de cada ano. A medida busca alinhar as futuras seleções ao planejamento orçamentário do exercício seguinte.

Mais detalhes

Com essa tramitação, o Ministério da Previdência Social deverá analisar a solicitação antes de eventual envio ao MGI, responsável pela autorização oficial de concursos públicos federais.

Além do pedido principal, o processo administrativo reúne documentos complementares relacionados ao impacto orçamentário da medida, parecer jurídico e levantamentos internos sobre unidades do INSS com quantitativo reduzido de servidores.

Haverá o concurso em 2027?

Até o momento, o novo concurso INSS ainda não foi autorizado oficialmente. Entretanto, o encaminhamento do novo pedido representa uma recente movimentação administrativa para o reforço do quadro de servidores da autarquia.

continua depois da publicidade

Caso receba aval do governo federal, o futuro edital deverá contemplar oportunidades para candidatos de níveis médio e superior, por meio dos cargos de Técnico e Analista do Seguro Social, com base no plano de carreira disponível.

-Publicidade-spot_img