Já imaginou a diferença que faz contar com o benefício de gás de cozinha liberado sempre no mesmo dia do mês? Milhões de famílias brasileiras terão essa experiência muito em breve devido às novas regras do Gás do Povo.
A partir de fevereiro de 2026, os pagamentos estarão disponíveis sempre no dia 1º, sem variação por causa de fins de semana ou feriados. O que está por trás dessa mudança e como ela pode transformar a vida de tantas pessoas? Saiba todos os detalhes a seguir.
Entenda o Gás do Povo
O Programa Gás do Povo foi instituído pelo Governo Federal com o objetivo de ampliar o acesso gratuito ao gás de cozinha, facilitando a segurança alimentar e reforçando a proteção social para cerca de 14 milhões de famílias. Ele substitui o antigo Programa Auxílio Gás dos Brasileiros (PAGB), trazendo novidades em funcionamento, gestão e acesso ao benefício.
O funcionamento do programa é baseado no fornecimento de vales que podem ser usados diretamente nas revendas credenciadas, permitindo que o valor do botijão não precise ser complementado pelos contemplados. A proposta central é garantir dignidade, equidade e saúde para as famílias mais vulneráveis do Brasil, reduzindo os riscos do uso de alternativas perigosas como álcool, lenha e querosene para cozinhar.
Quem tem direito ao Gás do Povo?
Para participar do programa, é necessário estar inscrito e com dados atualizados no Cadastro Único. Outros requisitos:
- Ter renda per capita mensal de até meio salário mínimo;
- Ser beneficiário do Bolsa Família;
- Ter pelo menos duas pessoas no mesmo código familiar registrado;
- CPF do Responsável Familiar regularizado na Receita Federal;
- Não estar em processo de Averiguação Cadastral ou com indício de óbito registrado no RF.
Mesmo quem ainda não possui botijão de gás em casa pode participar, mas será necessário providenciar o vasilhame para uso do benefício.
Entenda os pagamentos do Gás do Povo

O cronograma de implementação do Gás do Povo acontece gradualmente. Nos meses de novembro de 2025 e janeiro de 2026, acontece a concessão do benefício apenas para famílias moradoras das capitais brasileiras.
No início de 2026, especialmente em fevereiro, uma grande novidade será implementada: todos os pagamentos do benefício passarão a ser feitos no dia 1º de cada mês. Isso vale para todos os beneficiários do Gás do Povo, independentemente da cidade ou se a data cair em sábados, domingos ou feriados.
Além disso, as famílias serão migradas automaticamente do antigo PAGB para o novo programa, caso atendam aos critérios estabelecidos. O benefício será concedido exclusivamente na modalidade de vale e estará disponível digitalmente pelas plataformas autorizadas. A partir de março do mesmo ano, todas as famílias que se enquadram no programa serão contempladas.
Etapas para ingressar no programa
1. Inscrição no Cadastro Único
A família deve apresentar documentos de identificação de todos, comprovante de endereço atualizado e CPF do responsável.
2. Verificação de elegibilidade
O sistema analisa informações como composição familiar, renda, pendências e outros fatos cadastrais.
3. Seleção automática
Se atendidos todos os critérios, a seleção tem prioridade automática conforme diretrizes definidas em lei e portarias específicas.
4. Concessão do vale
As famílias selecionadas recebem o vale, cuja utilização pode ser feita de diversas formas e em qualquer revenda credenciada.
Como usar o benefício para recarga do gás
O vale disponibilizado pode ser utilizado diretamente na revenda credenciada, sendo validado de três maneiras:
- Cartão de débito da Caixa Econômica Federal;
- Cartão bancarizado do Bolsa Família (com chip);
- CPF do Responsável Familiar + código enviado por SMS ao celular cadastrado.
Após a recarga, basta entregar o botijão vazio e levar um cheio. A entrega do novo botijão está garantida, mas, caso o local ofereça serviço de entrega como diferencial, possíveis taxas de entrega correrão por conta da própria família.
Quantidade de recargas por ano
- Famílias com 2 ou 3 pessoas: 4 recargas/ano (a cada 3 meses);
- Famílias com 4 ou mais pessoas: 6 recargas/ano (a cada 2 meses).
O direito a novas recargas depende da permanência nos critérios de elegibilidade, revisados periodicamente.
Ferramentas e canais de informação
O aplicativo Meu Social – Gás do Povo foi criado para facilitar o acompanhamento do benefício. Nele é possível:
- Consultar a elegibilidade e o status do vale;
- Localizar revendas credenciadas próximas;
- Visualizar contatos de revendas;
- Receber informações sobre eventuais impedimentos ou pendências cadastrais.
O acesso se dá por meio da conta gov.br, utilizada para autenticação segura em serviços públicos federais. Alternativamente, informações sobre status e uso do benefício podem ser obtidas pela central telefônica 0800 726 0207, pelo Disque Social 121 ou nas mensagens via aplicativos Caixa e Bolsa Família.
O papel dos gestores municipais
As equipes da assistência social nos municípios têm papel fundamental no apoio ao público. Cabe a elas orientar sobre o cadastramento, atualização de dados e requisitos necessários para acesso ao programa. O canal de atendimento especializado do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome está disponível para tirar dúvidas de gestores e técnicos da rede socioassistencial, com atendimento online das 7h às 19h nos dias úteis.
Perguntas frequentes
- O que devo fazer se não tiver botijão de gás?
Será necessário adquirir um vasilhame; o vale não cobre o custo do botijão, apenas a recarga. - Como manter o benefício ativo?
Mantenha seus dados do Cadastro Único sempre atualizados e cumpra os critérios de renda e composição familiar. - Onde encontro informações oficiais?
No aplicativo Meu Social – Gás do Povo, nos canais de atendimento oficiais ou diretamente com a assistência social do município.
Acompanhe mais notícias sobre o tema no NOTÍCIAS CONCURSOS.
Assista ao vídeo abaixo e veja mais informações sobre o Gás do Povo:
O post Gás do Povo: pagamentos serão disponibilizados todo dia 1º a partir de fevereiro de 2026 apareceu primeiro em Notícias Concursos.



