20.7 C
Santo Antônio de Jesus

Oportunidades na Bahia: Governador anuncia concursos com mais de 1.600 vagas

spot_img



O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou diversas vagas para o serviço público estadual. No total, 1.640 oportunidades serão abertas por meio de novos concursos na Bahia, abrangendo principalmente as áreas de segurança pública e administração geral.

Durante uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (4) em Salvador, foi confirmado o lançamento de 750 vagas para um novo concurso da Polícia Civil. Além disso, foi anunciada a convocação de 153 aprovados no certame da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) de 2024 e de outros 120 candidatos de seleções anteriores da polícia e do Corpo de Bombeiros.

Detalhes do concurso da Polícia Civil (PC BA)

O novo concurso para a Polícia Civil da Bahia ofertará 750 vagas para os cargos de delegado, escrivão e investigador. Até o momento, o governo não divulgou o cronograma completo, incluindo datas de inscrição, aplicação das provas e os valores dos salários para cada cargo. A expectativa é que essas informações sejam consolidadas e publicadas no edital de abertura.

Para fortalecer o trabalho de inteligência e combate ao crime organizado, o Secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, anunciou a entrega de 153 novas viaturas, das quais 76 serão descaracterizadas e destinadas à Polícia Civil.

Convocação na SEAP e expansão do sistema prisional

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) irá reforçar seu efetivo com a convocação de 153 candidatos aprovados no concurso de 2024. Com esta chamada, o número de nomeados para o cargo de Agente Penitenciário chega a 440.

O curso de formação para os novos Policiais Penais está programado para começar em 7 de novembro de 2025, com uma carga horária de 570 horas/aula. A previsão de conclusão é para 26 de janeiro de 2026.

Paralelamente, a SEAP estuda a ampliação de 1.324 vagas e a requalificação de outras 432, o que pode totalizar 1.756 novas posições em unidades prisionais, incluindo a ampliação de seis unidades no interior e uma na capital.

Imagem com fundo de céu ao pôr do sol, exibindo uma bandeira da Bahia em movimento, com o nome "Concursos Bahia" sobre a bandeira.
Não perca! Fique de olho nos próximos passos desses concursos com mais de 1600 vagas.
Imagem: Notícias Concursos

Novos concursos na administração pública estadual

Além das vagas na segurança, o governador Jerônimo Rodrigues confirmou a realização de oito novos concursos públicos que somam 890 vagas em 16 diferentes carreiras.

Os editais e as provas estão previstos para o próximo ano, aguardando trâmites internos para autorização formal. A distribuição das vagas por órgão é a seguinte:

  • Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab): 200 vagas (160 para fiscal estadual agropecuário e 40 para técnico em fiscalização agropecuária). Concurso já autorizado.
  • Seinfra, Sedur e Saeb: 120 vagas (40 para cada secretaria) para especialista e técnico em obras públicas.
  • Semas e Inema: 110 vagas para especialista e técnico em meio ambiente e recursos hídricos.
  • Secretaria da Fazenda (Sefaz BA): 200 vagas (100 para auditor fiscal e 100 para agente de tributos).
  • Agência Reguladora de Saneamento Básico (Agersa): 40 vagas para especialista e técnico em regulação.
  • Procuradoria Geral do Estado (PGE): 135 vagas para procurador (20), assistente (50) e analista de procuradoria (65).
  • Saeb e Seplan: 50 vagas para especialista em políticas públicas e gestão governamental (EPPGG).
  • Superintendência de Estudos Econômicos (SEI): 35 vagas para especialista em produção de informações econômicas, sociais e governamentais.

O concurso da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) está com os trâmites avançados, com a comissão organizadora já formada e a autorização concedida.

Com 200 vagas para fiscal e técnico em fiscalização, o edital está previsto para ser divulgado até janeiro de 2026, embora o progresso dependa de uma alteração na legislação.

Para mais informações a qualquer momento sobre os novos concursos, acompanhe diariamente o portal Notícias Concursos e as redes sociais.

Não deixe de dar uma olhada:

  • Concursos na Bahia
  • Concursos abertos
  • Concursos previstos
  • Veja todos os concursos abertos e previstos no calendário dos concursos no portal Notícias Concursos.

Perguntas frequentes

1. Quais os requisitos de escolaridade para os cargos?

Os requisitos variam conforme o cargo. Geralmente, cargos de técnico exigem nível médio/técnico, enquanto cargos de especialista, delegado, auditor e procurador exigem nível superior em áreas específicas.

2. Onde os editais serão publicados?

Os editais são sempre publicados no Diário Oficial do Estado da Bahia e nos sites das bancas organizadoras responsáveis por cada concurso.

O post Oportunidades na Bahia: Governador anuncia concursos com mais de 1.600 vagas apareceu primeiro em Notícias Concursos.



-Publicidade-spot_img
Conecte-se Conosco
15,575FãsCurtir
10,574SeguidoresSeguir
165SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
-Publicidade-spot_img