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Regras para quem usa ciclomotores elétricos vão mudar no ano que vem

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Costuma andar de ciclomotor elétrico pelas ruas da cidade? Então, atenção: novas regras de circulação estão a caminho e prometem mudar o dia a dia do trânsito urbano. O assunto já é motivo de preocupação em grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo, onde o aumento desses veículos pequenos e silenciosos tem causado riscos cada vez maiores a pedestres e ciclistas.

Diante desse cenário, o governo definiu novos prazos e exigências para organizar o trânsito desses veículos a partir de 2026. Confira a seguir o que vai mudar e o que você precisará fazer para circular dentro da lei.

O que muda nas regras para ciclomotores e por que isso é necessário?

Hoje, é comum ver ciclomotores pequenos e silenciosos rodando pelas ruas sem placa, sem documentação e, muitas vezes, nas mãos de condutores sem habilitação. O resultado é um trânsito mais caótico e perigoso — um problema que já preocupa autoridades e a população.

Em Santa Catarina, por exemplo, um atropelamento fatal no fim de 2024, causado por um ciclomotor, evidenciou o risco da falta de controle e fiscalização.

Por isso, a partir de janeiro de 2026, as regras ficam mais rigorosas. Qualquer veículo de duas ou três rodas com até 4 mil watts de potência – seja a combustão ou elétrico – e velocidade máxima de 50 km/h será considerado ciclomotor. O registro e licenciamento passam a ser obrigatórios, assim como o uso de capacete e a necessidade de habilitação.

Exigências para conduzir ciclomotores elétricos

  • Placa obrigatória: Todos precisarão de placa visível e regularizada.
  • Habilitação: Só poderá pilotar quem tiver CNH categoria A, a mesma exigida para motos, ou ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor).
  • Capacete obrigatório: Uso será fiscalizado e desrespeito à norma pode resultar em multa.

Atenção: a partir de 2026, quem descumprir as novas regras estará sujeito a punições mais severas. A mudança promete facilitar a fiscalização e aumentar a segurança nas vias.

Pessoas que utilizam esses veículos para o trabalho precisarão se regularizar até dezembro de 2025. A recomendação é já iniciar o processo de obtenção da habilitação ACC ou CNH A, buscar o emplacamento do veículo e sempre utilizar capacete – medidas que podem evitar problemas futuros com multas ou apreensão do veículo.

A proibição nas ciclovias e ciclofaixas

Outro ponto que pede atenção é a restrição do uso desses veículos em ciclovias e ciclofaixas. Apesar da regra já existir, ela ainda é muito desrespeitada. A partir do novo prazo, a fiscalização promete ser mais rígida, retirando definitivamente os ciclomotores desses espaços destinados a bicicletas convencionais.

Diferenças entre ciclomotores, bicicletas elétricas e outros veículos leves

Pessoa de camiseta azul andando de bicicleta e homem de capacete pilotando moto elétrica em ciclovia na cidade
Qualquer veículo de duas ou três rodas com até 4 mil watts de potência – seja a combustão ou elétrico – e velocidade máxima de 50 km/h será considerado ciclomotor.
Imagem: Agência Brasil

Para quem ainda tem dúvidas, há uma diferença fundamental entre os ciclomotores e os chamados veículos autopropelidos — como patinetes, monociclos e algumas bicicletas elétricas com acelerador.

As novas regras tornam a legislação dos ciclomotores mais rigorosa, mas os autopropelidos que não passam de 32 km/h continuam dispensados de emplacamento e habilitação.

Vale reforçar: somente ciclomotores acima de determinadas especificações técnicas (potência até 4 mil watts e limite de 50 km/h) entram na nova categoria de exigências obrigatórias. Fique de olho, portanto, nas características do seu veículo antes de colocá-lo para rodar nas ruas.

E aí, já está preparado para as mudanças de 2026? Compartilhe sua opinião: as novas regras ajudarão a melhorar o trânsito ou vão complicar a vida de quem depende desses veículos? E se você conhece alguém que utiliza esse tipo de transporte, não deixe de compartilhar estas informações — assim, ele fica por dentro das novas regras e evita problemas no futuro.

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Perguntas frequentes

1. O que caracteriza um ciclomotor elétrico?
Um ciclomotor elétrico é um veículo de duas ou três rodas, com até 4 mil watts de potência e velocidade máxima de 50 km/h, seja a combustão ou elétrico.

2. Quando as novas regras para ciclomotores entrarão em vigor?
A obrigatoriedade de placa, capacete e habilitação começa a valer em 1º de janeiro de 2026.

3. Vou precisar de qual habilitação para pilotar ciclomotor elétrico?
Será exigida CNH categoria A ou ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor).

4. O que acontece se eu não regularizar meu veículo até o prazo?
Seu ciclomotor pode ser apreendido e você poderá ser multado pelas autoridades de trânsito.

5. A regra das ciclovias vale para todos os veículos leves?
Não. Ciclomotores e similares não poderão circular em ciclovias e ciclofaixas, mas bicicletas tradicionais permanecem liberadas.

Quer tirar sua CNH sem pagar caro? O sonho de muitos brasileiros pode finalmente virar realidade! Assista ao vídeo abaixo e entenda a nova proposta do governo:

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