29 C
Santo Antônio de Jesus

Nomeação de 459 candidatos do MGI é autorizada pelo CNU; veja os detalhes!

spot_img



Foi divulgada nesta quarta-feira (8) a PORTARIA MGI Nº 8.730, que autoriza a nomeação de 459 pessoas candidatas aprovadas no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) 2024. As vagas são destinadas ao cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais, representando uma significativa oportunidade para os aprovados no certame.

Detalhes da Portaria de nomeação

As vagas são destinadas ao cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais e, de acordo com o documento oficial, a responsabilidade pela verificação prévia das condições para a nomeação das pessoas candidatas aprovadas no concurso público será do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, ao qual caberá editar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos necessários.

É importante ressaltar que a efetivação das nomeações está sujeita a algumas condições. As nomeações dependem da existência de vagas na data da posse e da comprovação de adequação orçamentária e financeira, em conformidade com a Lei Orçamentária Anual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

O Concurso Nacional Unificado 2025

A segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) publicada este ano ofertou 3.652 vagas de níveis médio, técnico e superior, organizado pela FGV. O certame recebeu 761 mil inscrições e teve provas aplicadas em 228 cidades, no dia 5 de outubro de 2025.

O Enem dos concursos 2025 teve 9 blocos temáticos, sendo 7 blocos para cargos de nível superior, além de dois para cargos de nível intermediário. Segundo o MGI, a segunda edição do CNU teve 761 mil inscritos, dos quais 60% foram mulheres. Foram registradas inscrições em todos os estados brasileiros.

Próximos passos para os nomeados

A próxima etapa é a verificação de documentos e requisitos dos aprovados, o que será feito pelos ministérios envolvidos. O objetivo é garantir a nomeação somente daqueles que cumprirem todas as exigências. Os candidatos nomeados deverão estar atentos aos prazos e procedimentos para a apresentação da documentação necessária.

É recomendado que os aprovados verifiquem constantemente os canais oficiais do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos para não perderem os prazos de apresentação de documentos e posse.

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) 2024 aguardam nomeação para o cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais.
Entenda o processo de nomeação para o cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais. Imagem: Agência Brasil.

Importância das nomeações para o serviço público

Com a publicação da portaria, os órgãos e entidades federais poderão iniciar a nomeação dos candidatos aprovados para os cargos que não exigem curso de formação. A medida avança na implementação do concurso, cuja primeira edição ocorreu em 2024. A responsabilidade pela condução dos trâmites de nomeação e posse dos novos servidores será de cada órgão.

Veja mais informações e atualizações sobre o CNU no portal do Notícias Concursos.

Confira mais oportunidades de concursos no vídeo:

O post Nomeação de 459 candidatos do MGI é autorizada pelo CNU; veja os detalhes! apareceu primeiro em Notícias Concursos.

-Publicidade-spot_img
Conecte-se Conosco
15,575FãsCurtir
10,574SeguidoresSeguir
165SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
-Publicidade-spot_img