21.7 C
Santo Antônio de Jesus

CNU 2025: prazo para recursos contra os gabaritos já está definido

spot_img



Após a realização das provas do segundo Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025), no último domingo (5 de outubro), os candidatos já podem se preparar para a próxima etapa do certame: a interposição de recursos contra os gabaritos preliminares das provas objetivas.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, juntamente com a Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora do certame, já divulgaram o gabarito preliminar oficial nesta segunda-feira, 6 de outubro, conforme previsto no cronograma do concurso.

Quando interpor recursos contra os gabaritos do CNU 2025?

Os candidatos terão um prazo específico para apresentar seus questionamentos quanto às questões ou respostas divulgadas. O período para interposição de recursos já está aberto e segue até 8 de outubro de 2025. É fundamental ficar atento ao prazo, pois os recursos enviados fora do período estabelecido não serão aceitos pela banca examinadora.

Como interpor recursos contra o gabarito preliminar?

Candidato utilizando tablet para acessar a página oficial do CNU 2025.
Participe acessando a página oficial para interpor recursos de forma rápida e prática. Imagem: Freepik

A interposição de recursos deve ser realizada exclusivamente por meio da página oficial do concurso, no site da FGV. Para acessar a área do candidato e interpor os recursos, o participante deve fazer login utilizando a conta do portal Gov.br.

De acordo com o edital de abertura, o recurso deve ser feito de forma individual e apresentado dentro do prazo indicado. É importante que o candidato explique claramente os motivos da solicitação, com argumentos bem fundamentados e objetivos, seguindo as orientações disponíveis na área do candidato.

Recursos apresentados fora do prazo ou em formato não conforme o estipulado serão recusados. Além disso, não serão aceitos recursos enviados por fax, e-mail, correio ou entregues pessoalmente, assim como documentos adicionais enviados após o término do prazo para recurso.

Identificação do tipo de prova

A prova objetiva do CNU 2025 contou com quatro tipos de prova para cada bloco (Tipo 1, Tipo 2, Tipo 3 e Tipo 4), resultando em 4 gabaritos por bloco, totalizando 36 gabaritos diferentes. Para realizar corretamente a conferência do gabarito e posterior interposição de recursos, é preciso identificar o tipo de prova correspondente. Essa informação está disponível na Área do Candidato, no site da banca FGV.

Próximas etapas após os recursos

As respostas aos recursos serão divulgadas apenas na área do candidato, pelo site oficial informado. Não haverá envio por e-mail, telefone ou outros meios de comunicação. O resultado definitivo da prova objetiva é previsto para o dia 12 de novembro de 2025. Na mesma data será divulgada a convocação para a prova discursiva. Apenas os classificados na primeira etapa serão convocados para a prova discursiva, que acontecerá em 7 de dezembro de 2025.

Importância dos recursos para a aprovação

Muitos candidatos desconhecem, mas os recursos representam uma chance de conquistar pontos extras, que podem ser decisivos para a aprovação no concurso. Situações como questões mal formuladas, com mais de uma resposta correta ou até sem alternativa correta, são exemplos de casos em que a banca pode aceitar os recursos.

Efeitos da interposição de recursos

Após a análise da banca organizadora, se houver anulação da prova, a pontuação correspondente será atribuída a todos os inscritos. Em caso de alteração do gabarito, essa mudança também valerá para todos os concorrentes, independentemente de terem recorrido. Portanto, mesmo que você não tenha entrado com recurso em uma determinada questão, poderá ser beneficiado caso outro candidato tenha seu recurso aceito pela banca examinadora.

Cronograma completo após os recursos

Confira as próximas datas importantes do CNU 2025 após o período de recursos:

  • 12 de novembro de 2025: Divulgação das notas finais das provas objetivas, disponibilização da imagem do cartão de respostas e convocação para a prova discursiva;
  • 7 de dezembro de 2025: Aplicação da prova discursiva para os candidatos habilitados na primeira fase;
  • 23 de janeiro de 2026: Divulgação do resultado preliminar da prova discursiva;
  • 26 e 27 de janeiro de 2026: Interposição de recursos contra o resultado preliminar da prova discursiva;
  • 30 de janeiro de 2026: Divulgação do resultado final do concurso.

Considerando a complexidade do CNU 2025, com seus diversos blocos temáticos e tipos de provas, é fundamental que os candidatos fiquem atentos aos prazos para recursos e aproveitem essa oportunidade para garantir o melhor desempenho nessa etapa do concurso.

Fique de olho em mais informações sobre o CNU 2025 no portal Notícias Concursos.

O post CNU 2025: prazo para recursos contra os gabaritos já está definido apareceu primeiro em Notícias Concursos.

-Publicidade-spot_img
Conecte-se Conosco
15,575FãsCurtir
10,574SeguidoresSeguir
165SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
-Publicidade-spot_img