O Prefeito do Município de Manaus, no estado do Amazonas, David Almeida (Avante), anunciou que, em sua administração, serão preenchidas 1.500 vagas no âmbito da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A informação sobre este novo concurso Prefeitura de Manaus foi dada durante a abertura do 10º Festival Olímpico da Educação Infantil.
continua depois da publicidade
O quantitativo anunciado está assim dividido: 1.000 vagas serão de provimento imediato e 500 farão parte de um banco de reserva técnica de classificados para futuras chamadas, enquanto durar a vigência.
Previsão do edital da Semed Manaus

Concurso Prefeitura de Manaus – AM previsto. Foto: montagem / Concursos no Brasil
Candidatos que queiram se preparar para participar do novo edital do concurso público da Semed Manaus devem ter paciência. É que o regulamento somente será liberado entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026.
Com isso, as convocações de aprovados serão realizadas somente no ano de 2026. O fato é que, por enquanto, a expectativa é que o grupo de trabalho especialmente designado para cuidar do certame inicie os procedimentos necessários para a escolha da instituição organizadora.
continua depois da publicidade
Cargos da Semed 2026
Além de vagas para a carreira de Professor da Rede Municipal de Manaus, o concurso público contará com oportunidades para cargos como: Pedagogo, Psicólogo, Assistente Social, Fonoaudiólogo, Arquiteto e Técnico Administrativo. Porém, há outros cargos previstos.
Almeida afirmou que a autorização para este concurso significa o cumprimento de um compromisso firmado com a população:
Nós somos, hoje, referência nacional em educação básica entre as grandes cidades. Para manter esse nível, precisamos ampliar e renovar nossa rede de servidores. Este concurso é um passo decisivo para garantir qualidade, inovação e equidade na educação pública. A educação é o coração da nossa gestão. A quem quer fazer parte da melhor rede educacional entre as maiores cidades do Brasil, essa é a chance. Estamos abrindo as portas para novos talentos que desejam transformar vidas por meio da educação.
De acordo com a Semcom/Manaus, o processo seletivo também é parte de um “plano maior para erradicar o analfabetismo em Manaus até 2025, meta já reconhecida pelo Ministério da Educação”.
continua depois da publicidade