A linha do Equador é uma linha imaginária que divide o planeta entre os hemisférios norte e sul.
continua depois da publicidade
Localizada na porção central do globo terrestre, mais especificamente no centro da zona climática chamada tropical, a linha possui uma extensão de cerca de 40 mil km e corta um total de 12 países, incluindo o Brasil.
Apesar de o território brasileiro também cruzar a linha do Equador, apenas uma capital é cortada por ela. Mas qual seria? Confira abaixo algumas curiosidades sobre esse fenômeno.
A capital brasileira cortada pela linha do Equador

Macapá é a única capital brasileira cortada pela linha do Equador. Foto: Reprodução / Pexels
A única cidade brasileira cortada pela Linha do Equador é Macapá, a capital do Amapá. Assim, uma parte de seu território fica no hemisfério norte, enquanto a outra está no hemisfério sul.
continua depois da publicidade
Macapá foi o primeiro município criado no estado do Amapá. Ele abriga a maior parte da população do estado, com pelo menos 450 mil habitantes concentrados na área urbana.
A capital está localizada na região sudeste do estado, estendendo-se da margem esquerda do rio Amazonas até a nascente do rio Maruanum. Também faz limite com os municípios de Santana, Porto Grande, Itaubal, Ferreira Gomes, Cutias e Amapá.
Com vários hotéis e pousadas, o ponto forte de Macapá é a concentração de cartões postais, especialmente o monumento Marco Zero do Equador: um obelisco para a observação do Equinócio, fenômeno que marca a mudança das estações.
Inaugurado em 1987, é um dos principais pontos turísticos do estado. Em março e setembro, durante o Equinócio, o sol preenche a abertura circular no topo do obelisco, cuja sombra é projetada no chão.
continua depois da publicidade
Os fenômenos da linha do Equador
A linha do Equador tem como função principal definir a localização de pontos no espaço geográfico mundial. Desse modo, ela é fundamental para os mais diversos deslocamentos, além do zoneamento climático do planeta.
Em relação ao zoneamento climático, a linha é capaz de indicar as características físicas predominantes dos territórios que ela corta, tanto em relação ao clima quanto à vegetação. Países atravessados por ela são conhecidos por:
- Temperaturas elevadas;
- Chuvas volumosas;
- Vegetação majoritariamente equatorial.
No Brasil, além de cortar Macapá, a linha ainda passa pelo Amazonas, Roraima e Pará. Essas regiões são caracterizadas por seu clima equatorial, altas temperaturas e grande volume de chuvas, além do bioma amazônico.
Equador, o país da linha imaginária
Macapá pode até ser a única capital brasileira cortada pela linha do Equador, mas existe ainda um país inteiro que sofre esse efeito: ele é nada mais, nada menos que o Equador.
continua depois da publicidade
Não poderia ser de outra forma. O país é atravessado ao meio por essa linha imaginária, tendo até mesmo um monumento que assinala essa divisão: chamado de Metade do Mundo, turistas se divertem na atração tirando fotos com um pé em cada um dos hemisférios.
O local fica a 13,5 quilômetros da capital Quito, mas é simbólico. Afinal, com a evolução dos sistemas de medição, foi possível provar que a linha, na verdade, fica quase 250 metros ao norte.
Falando em Quito, a cidade foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade em 1978 pela Unesco, por ter “o mais preservado e menos alterado centro histórico da América Latina”, apesar dos estragos que um forte terremoto em 1917 causou.
É no Equador que também estão as Ilhas Galápagos, cuja biodiversidade encantou Charles Darwin, autor responsável pela Teoria da Evolução das Espécies. Elas ficam no Pacífico, a cerca de 1000 quilômetros de distância da costa, e têm o primeiro aeroporto ecológico do mundo.
continua depois da publicidade
Outra curiosidade sobre o país é que ele é um dos 15 do mundo com a maior concentração de vulcões: possui 98 deles, dos quais 31 estão ativos, potencialmente ativos ou em erupção. Tópicos de interesse certamente não faltam sobre o Equador.