29 C
Santo Antônio de Jesus

Capital mais antiga do mundo tem incríveis 11 mil anos de história; sabe qual é?

spot_img


Existem algumas cidades que são tão antigas que são consideradas testemunhos da história da humanidade. Com milhares de anos de existência, essas terras são formas de entender como as habitações, civilizações e até mesmo o mundo funcionavam antigamente.

continua depois da publicidade

A maioria das cidades milenares já sobreviveu a guerras, catástrofes naturais e mudanças culturais. Sua riqueza histórica e importância como legado de cada país são inestimáveis.

Mas com tantos marcos de civilizações passadas ao redor do mundo, qual seria a mais antiga delas? E, de forma ainda mais específica, qual seria a capital mais antiga de todas? Confira a resposta para essa dúvida abaixo.

Qual é a capital mais antiga do mundo?

Capital mais antiga do mundo tem incríveis 11 mil anos de história; sabe qual é?

Damasco é a capital mais antiga do mundo, tendo mais de 11 mil anos de existência. Foto: Reprodução / Pexels

A mais antiga do mundo é Damasco, atual capital da Síria, localizada no oeste do país. Com mais de 11 mil anos de habitação contínua, essa é uma das cidades mais importantes da história, com uma rica cultura e relevância mundial.

continua depois da publicidade

Traduzida do Dimashq, que significa “Cidade do Jasmim”, Damasco foi fundada no terceiro milênio a.C. e é um dos 14 distritos da Síria.

A capital foi um importante centro cultural e comercial, especialmente por conta de sua posição estratégica no cruzamento entre o Oriente e o Ocidente, e entre a África e a Ásia.

Durante o período medieval, Damasco foi um próspero centro de artesanato. Em diferentes áreas da cidade, profissionais se especializavam em diversos ofícios, seja no mundo do comércio ou da arte.

A cidade exibe evidências notáveis das civilizações que a moldaram, como a romana, bizantina, islâmica e helenística.

Por já ter sido a capital do Império Umayyad, um dos maiores impérios muçulmanos da história, tornou-se um centro muçulmano e árabe gigantesco, onde cada dinastia sucessora deixou e continua deixando sua marca.

continua depois da publicidade

Apesar do Islã ter influenciado de forma grandiosa o crescimento de Damasco, ainda é possível visualizar traços óbvios de culturas anteriores, especialmente da romana e da bizantina.

Nesse sentido, a capital segue um plano urbano romano, enquanto sua orientação é grega: todas as ruas estão alinhadas no sentido norte-sul ou leste-oeste. Com isso, Damasco ainda é uma prova viva do planejamento urbano antigo.

Suas primeiras evidências físicas como cidade datam do período romano, incluindo os vestígios do Templo de Júpiter, restos de vários portões e uma seção de muralhas romanas.

Contudo, além da incrível Grande Mesquita, que foi construída por cima de um templo romano e sobre uma basílica cristã, existem poucas lembranças visíveis dessa era da história em Damasco.

continua depois da publicidade

Mesmo que as atuais muralhas da cidade, a cidadela e algumas mesquitas e túmulos sejam remanescentes da Idade Média, boa parte do patrimônio construído data da conquista otomana, ocorrida no início do século XVI.

Outras cidades antigas

Além de Damasco, existem várias outras cidades tão antigas quanto, mesmo que não sejam capitais. Confira algumas abaixo:

1. Jericó, Cisjordânia

Jericó é muito conhecida por ser uma das cidades mais antigas do mundo: evidências de ocupação contínua já existem nessas terras há mais de 11 mil anos.

Famosa por suas muralhas e sítios arqueológicos, Jericó foi fundada por volta de 9.000 a.C. e foi um ponto fundamental para muitas civilizações ao longo dos milênios, servindo como centro comercial e cultural.

2. Biblos, Líbano

Biblos foi fundada por volta de 5.000 a.C., tendo uma história que remonta a cerca de 7 mil anos. A cidade ainda é habitada, mas, assim como as demais civilizações antigas, já foi considerada um importante centro cultural e comercial.

continua depois da publicidade

O local é especialmente reconhecido por ser o berço do alfabeto fenício; além disso, suas ruínas, como templos, muralhas e o castelo dos Cruzados, são testemunhas de sua incrível história.

3. Alepo, Síria

Habitada desde 4.300 a.C., Alepo é um destaque milenar da história mundial por conta de sua posição estratégica nas rotas comerciais entre o Oriente e o Mediterrâneo.

Conhecida por suas cidadelas históricas, mesquitas, souks (mercados) e arquitetura, cada rua reflete sua herança multicultural.

Atualmente, porém, enfrenta enormes desafios por conta dos danos causados pela guerra civil síria, que destruiu boa parte de seu patrimônio e infraestrutura.

4. Plovdiv, Bulgária

Plovdiv é uma das cidades mais antigas da Europa e é testemunho de habitação contínua desde cerca de 6.000 a.C.

Conhecida como Eumolpias na antiguidade trácia, também possui uma herança multicultural, tendo passado por civilizações como a romana, bizantina e otomana.

Um vibrante centro cultural, Plovdiv é reconhecida por sua mistura de influências modernas e históricas e por sua arquitetura, com ruas de paralelepípedo e um maravilhoso teatro romano. Em 2019, foi nomeada Capital Europeia da Cultura.

-Publicidade-spot_img
Conecte-se Conosco
15,575FãsCurtir
10,574SeguidoresSeguir
165SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
-Publicidade-spot_img