Através do edital n.º 01/2025 o processo seletivo SEDUC TO está oferecendo 70 vagas imediatas para o cargo de Professor Alfabetizador Voluntário, para atuação nos projetos a serem desempenhados no ano de 2025.
continua depois da publicidade
A bolsa mensal a ser oferecida para os voluntários será no valor de R$ 1.200,00 – paga por meio de transferência bancária durante sete meses. Já a carga horária a ser desempenhada semanalmente será de, no máximo, 24 horas.
Essa é uma excelente oportunidade para quem possui ensino médio e já está cursando licenciatura a partir do 3º período, de preferência em Pedagogia, pois o edital faz apenas essa exigência para que os interessados possam participar da seleção.
E como funciona essa bolsa de pagamento?
continua depois da publicidade
As bolsas do Programa Brasil Alfabetizado são destinadas a professores alfabetizadores voluntários que cumprirem os critérios do edital. Para receber o pagamento, o professor deve:
1. Manter a turma ativa, composta por estudantes com dificuldade em leitura, escrita e matemática, e enviar relatórios mensais completos à Superintendência Regional de Educação.
2. Participar da formação inicial e continuada do programa.
Os professores também devem enviar relatórios de frequência e instrumentos de acompanhamento até o dia 2 de cada mês.
Onde será a lotação das vagas?
O edital menciona que a distribuição das turmas, onde o Professor Alfabetizador irá atuar, se divide a partir dos SRE’s do estado do Tocantins. Entre eles, estão mencionados:
- Araguaína;
- Araguatins;
- Arraias;
- Colinas do Tocantins;
- Dianópolis;
- Guaraí;
- Gurupi;
- Miracema do Tocantins;
- Palmas;
- Paraíso do Tocantins;
- Pedro Afonso;
- Porto Nacional;
- Tocantinópolis.
É importante destacarmos que cada um desses SRE’s abrangem outras regiões, sendo necessário que o interessado leia o regimento da seleção em sua íntegra para encontrar seu local de interesse.
continua depois da publicidade
O documento do edital completo encontra-se disponível no site do Diário Oficial do Estado do Tocantins, dia 14/01/2025, a partir da p. 22.
Processo seletivo SEDUC TO: etapas
A primeira etapa, referente às inscrições, será realizada online – a partir das 8h do dia 16 de janeiro até as 23h59min do dia 18 de fevereiro de 2025.
Os registros deverão ser feitos por meio do link indicado no edital, onde o candidato deverá escolher o SRE referente a sua localização de interesse.
O prazo para registro poderá ser prorrogado pela Secretaria Estadual de Educação, se necessário. O seletivo SEDUC TO escolherá os candidatos mediante duas etapas, sendo elas:
Análise curricular, observados os títulos apresentados;
Entrevista – onde os participantes serão avaliados por meio de sua argumentação, interesse no cargo, atuação profissional e conhecimento sobre alfabetização de jovens e adultos.
Dúvidas?
Caso possua dúvidas a serem esclarecidas, entre em contato com a SEDUC TO por meio do e-mail [email protected].