Em 2025, os beneficiários do programa Bolsa Família começam a receber a parcela do mês-base de janeiro no dia 20/1. As datas foram definidas e anunciadas pelo MDS, pasta ligada ao Governo Federal que é responsável pelo gerenciamento das transferências mensais.
continua depois da publicidade
O escalonamento funciona a partir de uma lógica específica, que continua sendo a mesma adotada nos anos anteriores. Mas, levando isso em consideração, quais grupos de contemplados terão o pagamento depositado logo no primeiro dia do cronograma ou seja, em 20/1?
Para responder ao questionamento, é necessário conhecer qual é o último algarismo que aparece no seu documento NIS (Número de Identificação Social). Cada domicílio que está cadastrado no programa conta com uma numeração única e específica, conforme as regras.
Lembrando que, para se tornar elegível aos pagamentos, os interessados devem se enquadrar nos critérios de elegibilidade. O primeiro deles diz respeito ao limite de renda familiar per capita ao mês. Nesse caso, o valor não pode extrapolar R$ 218,00 por unidade familiar.
continua depois da publicidade
Além do mais, é necessário estar registrado no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Dados não podem estar desatualizados durante 24 meses. Se esse for o seu contexto, o responsável familiar deve se dirigir ao CRAS ou unidade de atendimento mais próximo.
Recomendado levar, na ocasião, o comprovante atualizado de residência e o documento pessoal. Dúvidas sobre o procedimento e mais esclarecimentos podem ser solicitados no Disque Social do MDS, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 19h, pelo telefone 121.
Quem recebe a parcela de janeiro no dia 20/1?
A lógica de escalonamento é baseada no último dígito do documento NIS de cada beneficiário. Sendo assim, aqueles que possuem o algarismo 1 no final recebem o pagamento primeiro, ou seja, logo no dia 20/1. Os demais devem aguardar sua vez pela ordem definida.
continua depois da publicidade
Lembrando que a concessão sempre é feita nos últimos 10 dias úteis de cada mês, em ordem crescente do 1 ao 0. Em janeiro, as transferências serão finalizadas em 31/1. Saque poderá ser feito em caixas tradicionais, com movimentação permitida pelo app Caixa Tem.
A plataforma, além de servir como um suporte para consulta, também garante a possibilidade de emitir cartão virtual de débito e realizar transferências bancárias, inclusive Pix. Já no app oficial do Bolsa Família, é possível verificar os valores do mês e o calendário atualizado.
Haverá antecipação em janeiro?
Aqueles beneficiários que tiverem o valor antecipado em janeiro também recebem o pagamento no primeiro dia do calendário, 20/1, sem a necessidade de esperar pelo escalonamento. Mas, para isso, é necessário se enquadrar no critério definido em regulamento.
continua depois da publicidade
Ou seja, a medida só vale para aqueles que vivem em municípios/estados em condição ativa de calamidade ou emergência pública. A lista geralmente é divulgada no portal GOV.BR, mais especificamente na semana em que os pagamentos tiverem início.
Em 2024, uma portaria ficou vigente para o Rio Grande do Sul. Os beneficiários de todo o estado recebem os lotes mensais sempre no primeiro dia de cada calendário, com o propósito de servir como um apoio em razão das enchentes que prejudicaram a população.
A portaria, no entanto, deixará de valer a partir do início de 2025.
Calendário de janeiro do Bolsa Família 2025
Para aqueles que não receberão no primeiro dia do cronograma, será necessário aguardar sua vez de sacar o valor da parcela de janeiro. O calendário já foi definido pelo Governo Federal. Confira as datas:
continua depois da publicidade
- NIS final 1: 20 de janeiro de 2025;
- NIS final 2: 21 de janeiro de 2025;
- NIS final 3: 22 de janeiro de 2025;
- NIS final 4: 23 de janeiro de 2025;
- NIS final 5: 24 de janeiro de 2025;
- NIS final 6: 27 de janeiro de 2025;
- NIS final 7: 28 de janeiro de 2025;
- NIS final 8: 29 de janeiro de 2025;
- NIS final 9: 30 de janeiro de 2025;
- NIS final 0: 31 de janeiro de 2025.