O Natal é considerado como uma época praticamente “mágica” para muitas pessoas, sendo religiosas ou não. É o momento de rever entes queridos que, devido à distância, não podem ser visitados com muita frequência. Também é o período de encontrar vários símbolos da época.
continua depois da publicidade
Um dos mais conhecidos no Natal é a própria guirlanda, mas você sabe qual é o significado por trás desse item? É o que navegaremos ao longo da matéria. Fique conosco e desvende a simbologia mística e surpreendente do objeto usado geralmente em portas ou paredes.
Qual é o significado da guirlanda?
A tradição de utilizar guirlandas não é de agora. Ela está associada a culturas antigas, como a dos romanos e dos celtas. Na Roma Antiga, as guirlandas eram associadas à celebração do solstício de inverno, marcando a esperança da chegada da primavera.
Já os celtas também usavam os itens como símbolos de boas-vindas, pendurando-os nas portas para afastar espíritos malignos. A forma da guirlanda, geralmente arredondada, é carregada de significado. O círculo representa a eternidade e a continuidade da vida.
continua depois da publicidade
É a esperança de um novo começo e bons frutos que ainda estão por vir na vida das pessoas. No contexto natalino, o círculo simboliza a vida eterna trazida pelo nascimento de Jesus Cristo, proporcionando uma conexão entre o sagrado e a humanidade. Bonito, não é?
Simbologia por trás das cores
A cor verde predominante nas guirlandas está associada à vitalidade, renovação e esperança. Durante os meses de inverno, quando a natureza parece adormecida, os objetos trazem um toque de vida e frescor aos lares.
Além disso, o uso de ramos de pinheiro, azevinho e outros materiais naturais destaca a ligação com a natureza e a celebração da vida em meio à estação mais fria do ano, dependendo do lugar em que você está. Não estamos no momento de falar muito sobre temperatura amena.
continua depois da publicidade
Mas você entendeu a linha de raciocínio, certo?
Significado da guirlanda nas portas de entrada
No decorrer dos séculos, a prática de pendurar guirlandas nas portas evoluiu para simbolizar boas-vindas e hospitalidade. Em muitas culturas, o item pendurado na porta de entrada é um convite cheio de boas vibrações para amigos, familiares e pessoas boas.
Durante a temporada natalina, ela assume um significado ainda mais profundo, lembrando-nos da importância da generosidade e da partilha. E por falar em Natal, a simbologia também está presente na religiosidade.
Até porque, em certas tradição cristãs, o objeto meio que assume uma forma de Coroa do Advento a partir de quatro velas – uma para cada semana do Natal. A guirlanda ganha um novo horizonte a partir disso, representando os preparativos para a chegada de Jesus Cristo.
continua depois da publicidade